segunda-feira, 27 de junho de 2011

galo eletrico e campeão paraense

Após um empate de 3x3 no tempo normal, onde os gols do Independente foram marcados por Marçal, Wegno e Joãozinho e pelo Paysandú Sidney, Heilton e Sandro. Tivemos a cobrança de tiros livres para a definição do Parazão 2011, onde os três cobradores do time de Tucurui  Fábio Gaúcho, Lima e Adson converteram, enquanto que os três do Paysandu (Sidney, Rafael Oliveira e Mendes) perderam, o que garantiu a vitória e o título inédito ao Independente de Tucurui; É o primeiro campeonato paraense que é conquistado por um time do interior do Estado. Parabéns ao campeão paraense que desbancou os grandes da capital e que mostrou que com um elenco enxuto e "barato" é possível grandes conquistas.muito choro e ranger de dentes  dos cronistas e dirigentes esportivos  da capital agora esperamos mais mais respeito com futebol interiorano. os campeões do estado Paysandu - 44
Remo -  42 c
Tuna Luso - 10
A extinta União Esportiva - 2

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Câmara faz homenagem póstuma a Velcino

dA sala de cerimonial do palacete Miguel Gomes filho, da Câmara Municipal de Marabá agora tem nome: Velcino Albino Farias, por decreto legislativo de autoria do presidente da casa Nagib Mutran Neto, e da vereadora Julia Rosa a homenagem foi aprovada por unanimidade.
Velcino era pessoa muito querida. Com seu jeito pacato, buscava ser sempre prestativo com todos aqueles com quem se relacionava. Além de servidor municipal, ele também atuava como cerimonialista, tendo trabalhado como mestre de cerimônia de alguns eventos promovidos pela administração municipal. Faleceu no ultimo dia 14 vitima de um avc cerebral. Velcino tinha 51 anos e era servidor público há pelo menos 30. Com sua morte ele deixa viúva, Maria Rosiane, com quem tinha dois filhos: Leonardo, de 24 anos, e Nádia Caroline, de 18. Seu corpo foi sepultado por volta das 10 horas desta quarta-feira (15/06).

                Conheci Velcino, cara bacana gentil,e educado. Levi Albino irmão do  servidor, disse
que ficou feliz com o reconhecimento ao poster, mais particularmente, entendo como homenagem justa, as que saõ feitas em vida, como canta o poeta Nelson Cavaquinho.em quando me chamar saudade

“Sei que amanhã
Quando eu morrer
Os meus amigos vão dizer
Que eu tinha um bom coração ...me dê as flores em vida
O carinho, a mão amiga,
Para aliviar meus dias.
Depois que eu me chamar saudade
Não preciso de vaidade
Quero preces e nada mais”.

Mais será o benedito mais uma do vereador da Ótica e o Coronel Araújo

Esta semana a conturbada relação entre secretário institucional de segurança pública de Marabá, Coronel Araújo e o vereador Antonio Hilário (o Antonio da Ótica) ganhou mais um capitulo. Dessa vez por causa de uma declaração do vereador, há um programa de tv local. Responsabilizando o coronel da reserva pelo massacre de Eldorado do Carajás. Araújo em resposta entrou com ação cível e criminal contra o vereador que teve que comparecer, a policia para se explicar na ação criminal. Segundo Araújo, qualquer declaração em público feita pelo vereador contra sua pessoa, será respondida na justiça. Essa e  nova: ontem a noite por irônia do destino o vereador teve seu caminhão apreendido pelo Dmtu na nova Marabá após se chocar com um automóvel por falta de freio, acionados, os agentes para fazer a perecía no local descobriram que o licenciamento do caminhão estava vencido, segundo coordenador de transito Gilvan Monteiro o caminhão não esta em nome do vereador mais e sua propriedade. Antonio ate o momento ainda não procurou órgão para resolver a situação que continua pendente. Será que dessa vez foi perseguição do Araújo?

terça-feira, 21 de junho de 2011

Morre em MG aos 114 anos mulher mais velha do mundo

Morreu nesta madrugada, aos 114 anos, Maria Gomes Valentim. Conhecida como Vó Quita, ela foi considerada a mulher mais velha do mundo pelo livro dos recordes, o Guinness Book. Maria faleceu na Casa de Caridade de Carangola, na Região da Zona da Mata, em Minas Gerais. Ela deu entrada no hospital na tarde do último domingo, com o quadro de pneumonia comunitária aguda. Na segunda-feira (20), o estado de saúde dela piorou e teve início uma infecção generalizada. Maria completaria 115 anos no próximo dia 9. O reconhecimento da moradora de Carangola como a pessoa mais velha do mundo ocorreu em maio deste ano pelo Guinness, que lhe deu vantagem de 48 dias sobre a até então recordista americana, Besse Cooper.

custo de se ter uma doméstica vai aumentar

Na semana passada, a Organização Internacional do Trabalho aprovou uma convenção que determina que empregadas e empregados domésticos terão os mesmos direitos de qualquer trabalhador. O texto, votado em Genebra, na Suíça, contou com o apoio do Brasil. Mas a notícia vem gerando inúmeras dúvidas entre patroas e empregadas. O acordo ainda precisa ser ratificado por diversos países para entrar em vigor. E o Brasil teria que modificar a constituição para atender ao tratado. Mas uma coisa já é certa: o custo de ter uma empregada doméstica vai aumentar.

Amy Winehouse cancela turnê para 'recuperar melhor forma'

A polêmica cantora britânica Amy Winehouse cancelou todas as suas apresentações previstas para este verão na Europa, incluindo uma na Espanha, depois de sua atuação desastrosa do final de semana passado na Sérvia, anunciou nesta terça-feira sua porta-voz.
A chamada "diva trash do soul" já havia cancelado no domingo as duas apresentações previstas para esta semana na Turquia e na Grécia, depois de ter sido vaiada e ofendida no sábado à noite durante uma apresentação em Belgrado na qual estava aparentemente bêbada diante de 20.000 pessoas.
A cantora, que foi submetida a vários tratamentos de desintoxicação nos últimos anos, só conseguiu cantar alguns trechos de canções e abandonou duas vezes o palco cambaleante.
Segundo a imprensa britânica, antes de iniciar seus shows de verão no hemisfério norte, a artista ficou internada durante uma semana em um centro de desintoxicação de Londres, ao que parece, por recomendação de seu pai

até que enfim" justiça e respeito ao eleitor paraense

O STF publicou o acórdão da decisão que indeferiu o registro da candidatura do Senador Jader Barbalho, com isso abre-se a oportunidade de se impetrar medida legal visando rever a decisão.No ano passado, o político paraense obteve cerca de 1,8 milhão de votos na eleição para o Senado no Pará.

reviravolta na morte de casal ambientalistas no pará

O testemunho do colono Manoel Ribeiro de Souza, 27 anos, pode causar uma reviravolta na investigação da morte do casal de extrativistas José Cláudio Ribeiro e Maria do Espírito Santo, assassinados em 24 de maio, no Projeto de Assentamento Praia Alta Piranheira em Nova Ipixuna, sudeste do Pará. José Cláudio e os irmãos dele, Claudemir e Francisco Ribeiro da Silva, o ‘Marabá’, podem ter matado o colono Edilon Ribeiro de Souza, o Pelado, 23, assassinado a tiros em 18 de setembro de 2009, no lote 17 no assentamento Mamona.

Essa versão foi apresentada ao DIÁRIO este final de semana por Manoel de Souza, irmão de Pelado. Ele contou em riqueza de detalhes que o crime, que envolvia a posse de terra, não foi tratado como homicídio, e que na época não houve apuração do caso, diferente do que há agora com o duplo homicídio.
Segundo Manoel Ribeiro, Pelado disputava o lote 17 do assentamento Mamona com Marabá. Dois dias antes do crime, Marabá teria dito a uma mulher identificada como “Imaculada” que faria uma surpresa a Pelado, que insistia em ficar no lote.
No dia do crime, por volta dO testemunho do colono Manoel Ribeiro de Souza, 27 anos, pode causar uma reviravolta na investigação da morte do casal de extrativistas José Cláudio Ribeiro e Maria do Espírito Santo, assassinados em 24 de maio, no Projeto de Assentamento Praia Alta Piranheira em Nova Ipixuna, sudeste do Pará. José Cláudio e os irmãos dele, Claudemir e Francisco Ribeiro da Silva, o ‘Marabá’, podem ter matado o colono Edilon Ribeiro de Souza, o Pelado, 23, assassinado a tiros em 18 de setembro de 2009, no lote 17 no assentamento Mamona.

Essa versão foi apresentada ao DIÁRIO este final de semana por Manoel de Souza, irmão de Pelado. Ele contou em riqueza de detalhes que o crime, que envolvia a posse de terra, não foi tratado como homicídio, e que na época não houve apuração do caso, diferente do que há agora com o duplo homicídio.
Segundo Manoel Ribeiro, Pelado disputava o lote 17 do assentamento Mamona com Marabá. Dois dias antes do crime, Marabá teria dito a uma mulher identificada como “Imaculada” que faria uma surpresa a Pelado, que insistia em ficar no lote.
No dia do crime, por volta das 6h30, Manoel diz que seguia em uma trilha com Pelado, a mulher deste, Angélica, e um primo. Alguns metros antes de chegar em casa, Pelado percebeu que ela estava aberta e pediu para que esperassem. Manoel diz ter ficado a cerca de 15 metros da casa quando ouviu de Marabá: “Não falei para você não vir mais aqui, pois já ganhei no Incra a questão da terra” e em seguida um disparo de arma de fogo.
Ele descreveu a seguinte cena: José Cláudio com uma pistola calibre 380, Marabá com uma espingarda calibre 20, e Claudemir com um rifle calibre 44 ou 38. “O Marabá apontou o rifle para mim, o José Cláudio perguntou quem eu era e disse ser filho do Vicente, dono da ilha das Cobras, que é muito conhecido na região, por isso me deixaram ir, não fui até a casa para ver o corpo do meu irmão”, narra.
A família de Pelado nega, no entanto, qualquer envolvimento nas mortes do casal de extrativistas. “É uma grande injustiça o que fizeram com o meu irmão, mas nem por isso desejamos mal aos parentes deles”, diz Manoel Ribeiro.
Por conta desse depoimento, a Polícia investiga se Francisco e Claudemir tiveram participação no homicídio. Os dois irmãos de José Cláudio se abstiveram de prestar depoimento no caso do assassinato dele e da esposa.
SUMIÇO
Suspeito das mortes do casal de extrativistas, José Rodrigues desapareceu daquela área misteriosamente, apesar de ter uma propriedade no local. José Rodrigues teria um negócio mal resolvido com José Cláudio envolvendo vendas de terras, o que teria sido o estopim para o desentendimento. As investigações seguem em segredo de justiça.
AMEAÇADOS SERÃO OUVIDOS
As nove pessoas escoltadas do assentamento de Nova Ipixuna até Marabá, pela Força Nacional, devem ser ouvidas hoje pela Defensoria Pública do Pará. Todas foram ameaçadas de morte. Uma delas é a irmã do extrativista José Cláudio Ribeiro da Silva.Todas essas pessoas já estão temporariamente protegidas e, só com o término dos testemunhos, que aconteceram ontem, e com os de hoje é que a situação definitiva desses ameaçados será divulgada.

Até as 16 horas de hoje, todas as pessoas já terão sido ouvidas. Os defensores querem saber quais são as ameaças que elas sofrem e também se essas ameaças estão relacionadas a alguma militância em direitos humanos, para a partir daí buscarem uma estratégia de proteção para cada uma delas.

A Coordenação Estadual do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos da Defensoria Pública do Estado do Pará, através do seu coordenador Márcio da Silva Cruz, é quem decidirá sobre a inclusão das pessoas ameaçadas de morte no programa de proteção. Este Núcleo ainda conta com o apoio de órgãos federais, estaduais e entidades da sociedade civil.

Para terem direito a escolta 24 horas por dia, as pessoas ameaçadas devem aderir ao programa espontaneamente. O programa segue regras e não podendo impor a proteção para ninguém. Os interessados são quem devem procurá-las e aceitá-las.

ronaldo publica foto ao lado de sua estátua


Em visita à sede da Nike em Beaverton, nos Estados Unidos, Ronaldo posou para uma foto ao lado de uma estátua sua e publicou a imagem pelo Twitter. O ex-jogador está nos EUA desde domingo (19), depois de jogar um amistoso beneficente com o time do português Luis Figo, na sexta-feira, na Áustria.
No último dia 7, Ronaldo se despediu da seleção brasileira no amistoso contra a Romênia, no Pacaembu. O Brasil venceu por 1 a 0. O Fenômeno atuou por 15 minutos e perdeu três chances de gol. (eBand)

segunda-feira, 20 de junho de 2011

foto de capa já prometia poses sensualíssimas. Pois agora foram divulgadas as imagens do recheio da edição de aniversário de 30 anos da revista VIP com Maria Melilo.

Em uma das imagens, a namorada de Wesley Schunk aparece algemada e em outra apenas de lingerie preta. A vencedora do BBB 11 participa da Oficina de Atores da Globo e pretende seguir na carreira artística, assim como fez Grazi Massafera.

Ex-BBB Maria Melilo aparece algemada em ensaio



Ex-BBB Maria Melilo aparece algemada em ensaio

!"você mora no leblon! olha a baixaria

grita João Gilberto, o compositor que completou 80 anos no ultimo dia (10). Sim, o pai da bossa nova, conhecido pelo canto sussurrante acompanhado de banquinho e violão, grita. Do lado de fora do apartamento, o vizinho esmurra a porta e responde: “Você também mora no Leblon e fumar maconha é crime! Então apaga essa merda dessa maconha”. A frase talvez tenha sido a única que alguns poucos vizinhos ouviram diretamente do músico, que vive há mais de uma década no oitavo andar de um prédio na rua Carlos Góes, na zona sul do Rio. O apartamento alugado, de 130 m2, é um original quatro quartos transformado em três e conta ainda com sala, cozinha, dependências e três banheiros, com direito a uma vaga na garagem. São quatro imóveis por andar.
Discreto, João quase nunca sai de casa e raramente é visto nas dependências do edifício, segundo relatos de moradores e funcionários. Para alguém que preserva tanto sua intimidade, o registro de uma manifestação pública – e ainda por cima dirigida a um “estranho” - é uma nota dissonante.
“Deve ter um mês mais ou menos que um morador foi até lá e bateu tanto que quase pôs a porta abaixo! O problema é a maconha. Parece que ele fuma e o cheiro entra pela janela da casa do rapaz. Aí os dois ficaram se xingando”, contou ao iG uma vizinha que preferiu não se identificar na última sexta-feira (3). O vizinho ameaçou chamar a polícia. Ao porteiro do prédio, João afirmou, através do interfone, que em sua casa faz o que quiser. E questionou: “E isso (fumar maconha) é crime?”. O porteiro preferiu não tomar partido e apenas comunicou a ameaça de que o vizinho iria telefonar para a polícia. Desde então, nunca mais nenhum morador afirmou ter sentido qualquer “cheiro estranho”.


Entregador se impressionou com a sujeira na cozinha do cantor
Conhecido pelas excentricidades, João Gilberto não tem empregada e até alguns meses mantinha um funcionário que ficava na portaria aguardando algum pedido do patrão. O rapaz teria arrumado outro emprego e, desde então, o compositor não o substituiu. “Ele ficava horas na portaria. A gente morria de pena. Meu marido passava e perguntava: ‘Ele ainda não te deixou entrar hoje?’”, lembra outra vizinha.Ouvir a música do cantor é um privilégio só de quem mora no mesmo andar. Dizem que é possível escutar o violão de João à noite, especialmente às vésperas de alguma apresentação. O único relato de terem visto João Gilberto na rua, à luz do dia, é de uma senhora que trabalha em uma ótica próxima. “Ele veio há muitos anos, uns oito talvez, apertar os óculos. E nunca mais”, lembra ela.
Quem quiser ter o mesmo privilégio dos vizinhos de porta do cantor e compositor terá duas oportunidades ainda este ano. A partir de julho começam a ser vendidos ingressos para um show no dia 3 de setembro, no HSBC Brasil, em São Paulo, e outro no dia 10 do mesmo mês, no Vivo Rio, no Rio de Janeiro.

João Gilberto 80 anos: como vive hoje o músico que criou a bossa nova Brigas com vizinhos, excentricidades e saídas às escondidas. As muitas facetas do cantor e compositor sob o ponto de vista de quem, raramente, o vê

chacinas 76 mortes e um premio a: impunidade

Área de assentamento em Nova Ipixuna
Onze chacinas, 76 mortes. Todas por crimes de encomenda. Fazendeiros poderosos, do sul do Pará, gozam de total impunidade. Envelheceram sabendo que os processos a que respondem não conseguem ir a julgamento. A lentidão judicial, na maioria dos casos, conspira a favor deles, além da prescrição dos casos. Os crimes foram praticados há 26 anos. Cruéis, vingativos, acobertados pelo descaso de quem deveria à época ter feito o trabalho que se espera de servidores públicos. Os três últimos presidentes do Tribunal de Justiça - Maria de Nazareth Brabo de Souza, Milton Nobre e Rômulo Nunes – têm tentado imprimir agilidade a estes processos para resgatar providências que deveriam ter sido tomadas há quase três décadas.
A burocracia judiciária, aliada às tentativas de localização de testemunhas que já nem residem no Pará para depor nos processos, além da prisão de criminosos foragidos de justiça e pedidos de diligências requeridas ao Ministério que levam uma eternidade para merecer resposta, compõe o cardápio indigesto da lentidão apresentado aos que clamam por justiça.
OS MORTOS
Trabalhadores rurais extremamente pobres -, por outro lado, ganharam da reforma agrária federal sete palmos na cova rasa do latifúndio. Em 2004, sensível ao clamor público, a desembargadora Nazareth Brabo mandou fazer investigação para saber por que os processos não andavam e os assassinos e mandantes não sentavam no banco dos réus.
A Comissão Pastoral da Terra (CPT) denunciou aos tribunais internacionais de direitos humanos os casos emblemáticos de exemplar impunidade. O TJ fez o seu próprio levantamento, usando a lista da CPT como referência. A justiça encontrou matança que nunca existiu, inquéritos engavetados pela polícia há 20 anos, processos desaparecidos e casos flagrantes de favorecimento aos criminosos.
As chacinas ocorreram entre 1985 e 2001. Foi descoberto o desaparecimento de dois processos sem comunicação ao TJ e ausência de denúncia contra pistoleiros e

sexta-feira, 17 de junho de 2011

comitê municipal carajás será lançado nestasegunda feira na câmara municipal

Na próxima segunda-feira, dia 20, será lançado em marabá o comitê municipal para criação do Estado de Carajás. O lançamento será às 19 horas, na Câmara Municipal de Marabá, com a participação de representantes de todos os segmentos sociais da cidade.
Mas, antes disso, às 9 horas da manhã, haverá uma reunião, também no auditório da Câmara, com prefeitos, vice-prefeitos e vereadores dos 38 municípios que vão compor o futuro Estado de Carajás.
E na terça-feira, a reunião na Câmara Municipal será com os profissionais da Imprensa de Marabá, para repassar as informações sobre os rumos da campanha do “SIM”.
Uma das entidades que estão encabeçando a luta pela criação do Estado de Carajás é a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), cujo presidente, Haroldo Silva Júnior, disse ontem que essa tem de ser uma luta de toda de toda a comunidade.
São muitos os motivos que justificam a criação da nova unidade da federação. Haroldo lembra, por exemplo, que com a divisão territorial, o Pará vai ficar com um território de apenas 30% do que administra hoje. Ao mesmo tempo, terá 52% de todo o ICMS arrecadado na região que hoje compreende Pará, Carajás e Tapajós.


Por que criar o Estado de Carajás?
A criação do Estado de Carajás é um desejo de 1,4 milhão de habitantes. Carajás não trará prejuízo financeiro para a União e nem para o Pará. Até 2012, só o setor mineral irá receber 32,8 bilhões de investimentos. Isso é maior do que 14 estados brasileiros.
O novo Estado terá receita de R$ 1 bilhão de reais por ano (superávit). Esse dinheiro cobrirá as despesas da máquina de governo. Além disso, terá capacidade de endividamento no primeiro ano de R$ 3 milhões. Isso significa crescimento econômico.
Belém tem 1 servidor do Estado para 14 habitantes. Carajás tem hoje 1 funcionário para 790 habitantes. Por isso, faltam: policiamento, professores, servidores da saúde.
A saúde do Pará não atende o interior. Belém tem 4.200 médicos. Ou seja, 80% dessa mão de obra. Já a região de Carajás tem apenas 500 médicos. A população depende de Teresina e Araguaína para ter atendimento de saúde.
No Pará, 40% da água encanada está em Belém. No interior, a água não abastece nem 10% das residências.
Antes de ser emancipado, o Estado do Tocantins tinha 220 km de rodovia pavimentada. Hoje tem mais de 5 mil.
Antes de ser criado, o Tocantins não tinha faculdade. Hoje, tem 11 faculdades de Enfermagem e 5 de Medicina.
Tocantins também não tinha água encanada. Com a emancipação, 96% das casas recebem água potável.
Carajás aumentará a representatividade política do Pará e do Norte em Brasília, onde está o dinheiro do País. Passará de 17 para 27 senadores. A bancada de deputados subirá de 65 para 77. Isso equilibra a disputa regional pelo bolo orçamentário.

presidente da oab marabá quer todos setores unidos na luta pro= carajás

MSTdesocupa rodovia e cobra assentamentos no Pará

O trecho urbano da Rodovia Transamazônica em Marabá, no sudeste do Pará, foi bloqueado na manhã de hoje por 1.500 integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) e da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetagri), que cobram o assentamento de oito mil famílias, assistência técnica nos lotes já existentes e emissão de licenças ambientais. Depois de negociação com uma juíza e uma promotora, e a presença no local da Polícia Militar (PM), os manifestantes liberaram a estrada no começo da tarde.

Os procuradores da República em Marabá, Tiago Modesto Rabelo e André Casagrande Raupp, ingressaram com ação na Justiça Federal, pedindo a desocupação das vias de acesso aos órgãos públicos na área onde está localizada a superintendência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), invadido e ocupado por cinco mil agricultores sem terra desde a semana passada.

Rabelo e Raupp também cobram a desobstrução de estacionamentos públicos e das calçadas para permitir o acesso da população aos prédios da Justiça Federal, INSS e outros órgãos cujos caminhos foram ocupados pelos sem terra. O juiz federal Carlos Henrique Borlido Haddad iria despachar o pedido dos procuradores, mas preferiu aguardar a negociação realizada pela juíza da Vara Agrária, Cláudia Favacho Moura, e pela promotora Francisca Suênia de Sá, que estavam à frente da negociação com as lideranças do MST e da Fetagri.

O MST, porém, informou que não pretende sair do prédio do Incra até que seja negociada, com autoridades de Brasília, a pauta de reivindicações do movimento. A juíza, por telefone, confirmou para a próxima segunda-feira, em Brasília, uma reunião entre líderes do MST e da Fetagri e o ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Bandeira Florence. Os dirigentes das duas entidades pedem também as presenças na reunião do secretário-geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, e do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão.

"Estamos cansados da enrolação do Incra com os trabalhadores rurais. Ninguém vai desocupar a sede aqui em Marabá enquanto nossas reivindicações não forem atendidas pelo governo federal", afirmou Tito Moura, um dos coordenadores do MST na região. Para a direção do Incra, a pauta dos movimentos sociais foi quase toda atendida e não há mais razão para o prédio continuar ocupado.

Segundo o superintendente do órgão em Marabá, Edson Luiz Bonetti o orçamento triplicou para que as reivindicações fossem atendidas, principalmente com recursos para manutenção de estradas, assistência técnica e serviços de topografia nos assentamentos.

Moura rebateu, afirmando que nada ficou decidido na reunião com o Incra, porque os assentamentos que serão criados ainda estão na dependência de desapropriações, da desocupação de terras públicas e da retomada de lotes que estão em poder de grileiros. O líder do MST ameaçou "botar oito mil sem terra" na sede do Incra se a reunião em Brasília com o ministro não contemplar integralmente a extensa pauta do movimento.

(Agência Estado)

quinta-feira, 16 de junho de 2011

movimentos sociais suspendem protesto enquanto lideres discutem pauta em brasilía

há mais de um mês acampados na agropolis incra,os mais de tres mil agricultores promoveram dois dias de protestos consecutivos com bloqueio da rodovia trazamazônica,sempre no periodo da manha provocando tratornos e uma fla kilométrica de veiculos impedindo o direito de ir vir do marabaense.fetagri,mst e fetraf,conseguiram enfim chamar atenção das autoridades para negociar pauta de melhorias para a reforma agraria,apois o acidente de transito da camponesa que integrava o movimento os animos ficaram mais acirrados, e nem mesmo a vinda do presidente do incra celso lacerda foi capaz de resolver o impasse. esta semana depois de muita discussão os lideres aceitaram um acordo mediado pela juiza da vara agraria claudia favacho moura que eles seriam recebidos em brasilia no ministerio do desevolvimento agrario para negociar a pauta de reividicaçaõ do movimento. com garantia os manifestantes desobtruiram a rodovia prometendo dar uma tregua nas manifestaçaões vamos aguardar e conferir

marabá registra 86 novos casos de aids

o cta centro de testagem e aconselhamento divulgou hoje o balanço dos casos de hiv positivo.de janeiro a 16 de junho deste ano,foram 86 novos casos registrados, um numero considerado alto,em relaçaõ a 143 registrados durante todo ano de 2010.e agora,praticamente nem terminou o primeiro semestre,os numeros apontam que a aids avança,cinquenta por cento dos novos casos são de marabá,perfazendo um total de 46. sendo 21 do sexo masculino,e 25 feminino,de 86 da região.uma das novidades deste novo balanço que o município de dom elizeu se destaca com 8 casos, seguido de nova ipixuna e canaãn dos carajás com 5 cada, outros casos são de eldorado, saõ domingos,itupiranga,rondon e jacundá.em marabá o bairro que registrou maior numero de hiv positivo foi a nova marabá, com 16 casos.em segundo vem o nucleo cidade nova.segundo a cordenadora do centro de testagem luzia oliveira sousa rego, marabá apesar de ser uma cidade em desevolvimento a populaçaõ ainda tem pouca informaçaõ de como se dar a transmissão do virus, para muitos o contágio do hiv se dar apenas na relaçaõ sexual.luzia oliveira informou que o municipio tem feito sua parte,com as campanhas extramuros, de prevençaõ, e concientização dos serviços do cta.so este ano foram realizados 2320 testes rapidos e 14 campanhas na zona urbana e rural

quarta-feira, 15 de junho de 2011

maurino recebe premio no congresso nacional

o prefeito maurino magahães recebeu ontem em brasilía um premio que foi lhes entregue pelas mãos do deputado federal e ex jogador romário.a comenda outorgada pelo congresso,segundo maurino, e porque marabá esta na seleta lista dos 100 municipios mais organizazados do país

terça-feira, 14 de junho de 2011

Apenas 1,9% da população doa sangue regularmente no BrasilNo Dia Mundial do Doador, OMS pede que mais pessoas se tornem doadoras regulares

No Dia Mundial do Doador de Sangue, dados do Ministério da Saúde indicam que 1,9% dos brasileiros doa sangue regularmente. A taxa está dentro do parâmetro de 1% a 3% definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), mas, de acordo com a pasta, ainda precisa melhorar.

Para doar sangue é preciso ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 quilos e comparecer a um hemocentro com documento com foto e válido em todo território nacional.

Nadson Leandro, 28 anos, doa sangue para ajudar os que mais precisam.

— Penso bem assim: se eu não doar, é menos uma vida que poderia estar salvando. Não me custa nada tirar um dia de trabalho para fazer um gesto de amor — contou o vendedor.

Para Maria da Conceição, 43 anos, toda pessoa com a saúde em dia deveria doar sangue regularmente. Doadora voluntária há mais de dez anos, a secretária também destacou como maior motivador a ajuda ao próximo.

— Deveria existir uma lei que obrigasse todo cidadão a doar sangue — cobrou.

O ministério orienta que o doador não esteja em jejum, tenha dormido pelo menos seis horas e não tenha ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação. É necessário também evitar o cigarro por pelo menos duas horas e o consumo de alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação.

Não podem doar sangue pessoas que tiveram diagnóstico de hepatite após os 10 anos de idade, mulheres grávidas ou amamentando, pessoas expostas a doenças transmissíveis pelo sangue como aids, hepatite, sífilis e doença de chagas, usuários de drogas e pessoas que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual sem uso de preservativos.

OMS incentiva doação de sangue regular

Nesta terça-feira, a OMS pediu que mais pessoas em todo o mundo tomem a decisão de se voluntariar como doador e salvar vidas. O tema da campanha deste ano é Mais Sangue, Mais Vida e reforça a necessidade classificada pela OMS como urgente de que mais pessoas realizem doações de sangue de forma regular — não apenas esporádica.

Dados mostram um total de 92 milhões de doações de sangue por ano em todo o mundo. Dos 80 países com baixas taxas de doação de sangue (menos de dez doadores para cada mil habitantes), 79 são nações em desenvolvimento.

De acordo com a OMS, a doação de sangue beneficia mulheres com complicações durante a gravidez e durante o parto, crianças com anemia severa em resultado de malnutrição e malária, pessoas com graves traumas provocados por acidentes, e pacientes com câncer e que passam por algum tipo de cirurgia. A decisão de doar sangue pode salvar diversas vidas, uma vez que componentes como as células vermelhas, as plaquetas e o plasma são separados e direcionados para pacientes com complicações distintas de saúde.



A

Suécia prevê o 1° transplante de útero entre mãe e filha

Um anúncio feito nesta terça-feira na Suécia promete revolucionar a história dos transplantes.
O primeiro transplante mundial de útero entre mãe e filha poderá ser realizado em 2012 na Suécia, informou a equipe internacional de pesquisa de Gotemburgo, encarregada dos estudos e da futura cirurgia.
— Chegamos a um tal ponto em nossos estudos que começamos a prever um transplante humano, analisando dez grupos, em maioria de mães com suas filhas — declarou o chefe da equipe, o sueco Mats Brannnstrom.
Ele afirma que o procedimento será feito “na primeira metade do ano que vem”. Eva Ottosson, uma empresária de 56 anos, que vive na Grã-Bretanha e sua filha, Sara, já realizam uma série de exames médicos e psicológicos junto à equipe de cientistas.
Sara, de 25 anos, é portadora da Síndrome de Mayer Rokitansky Kuster Hauser, que fez com que ela nascesse sem o útero e parte da vagina. Ela pretende tentar a fertilização in vitro para engravidar com o útero da mãe, caso o transplante seja bem-sucedido.
— Ela precisa mais do que. Eu já tive duas filhas, então, já fiz o uso que precisava — afirma Eva.
O primeiro transplante de útero do mundo, realizado entre duas mulheres sem relação de parentesco, foi feito em 2002 na Arábia Saudita. Uma mulher de 26 anos recebeu o órgão de uma mulher de 46 anos. Mas, depois de 99 dias, os cirurgiões tiveram que tirar o órgão transplantado devido a coágulos.
— Em nosso entender, naquele caso, os principais problemas foram decorrentes da cirurgia. Por isso, utilizamos técnicas que evitam estes problemas — explica Brannstrom.

Clique aqui para ler uma entrevista de Eva Ottoson, a mãe que doará o útero à filha, ao site britânico The Telegraph (em inglês).

Suécia prevê o 1° transplante de útero entre mãe e filha

Um anúncio feito nesta terça-feira na Suécia promete revolucionar a história dos transplantes.
O primeiro transplante mundial de útero entre mãe e filha poderá ser realizado em 2012 na Suécia, informou a equipe internacional de pesquisa de Gotemburgo, encarregada dos estudos e da futura cirurgia.
— Chegamos a um tal ponto em nossos estudos que começamos a prever um transplante humano, analisando dez grupos, em maioria de mães com suas filhas — declarou o chefe da equipe, o sueco Mats Brannnstrom.
Ele afirma que o procedimento será feito “na primeira metade do ano que vem”. Eva Ottosson, uma empresária de 56 anos, que vive na Grã-Bretanha e sua filha, Sara, já realizam uma série de exames médicos e psicológicos junto à equipe de cientistas.
Sara, de 25 anos, é portadora da Síndrome de Mayer Rokitansky Kuster Hauser, que fez com que ela nascesse sem o útero e parte da vagina. Ela pretende tentar a fertilização in vitro para engravidar com o útero da mãe, caso o transplante seja bem-sucedido.
— Ela precisa mais do que. Eu já tive duas filhas, então, já fiz o uso que precisava — afirma Eva.
O primeiro transplante de útero do mundo, realizado entre duas mulheres sem relação de parentesco, foi feito em 2002 na Arábia Saudita. Uma mulher de 26 anos recebeu o órgão de uma mulher de 46 anos. Mas, depois de 99 dias, os cirurgiões tiveram que tirar o órgão transplantado devido a coágulos.
— Em nosso entender, naquele caso, os principais problemas foram decorrentes da cirurgia. Por isso, utilizamos técnicas que evitam estes problemas — explica Brannstrom.

Clique aqui para ler uma entrevista de Eva Ottoson, a mãe que doará o útero à filha, ao site britânico The Telegraph (em inglês).

Suécia prevê o 1° transplante de útero entre mãe e filha

Um anúncio feito nesta terça-feira na Suécia promete revolucionar a história dos transplantes.
O primeiro transplante mundial de útero entre mãe e filha poderá ser realizado em 2012 na Suécia, informou a equipe internacional de pesquisa de Gotemburgo, encarregada dos estudos e da futura cirurgia.
— Chegamos a um tal ponto em nossos estudos que começamos a prever um transplante humano, analisando dez grupos, em maioria de mães com suas filhas — declarou o chefe da equipe, o sueco Mats Brannnstrom.
Ele afirma que o procedimento será feito “na primeira metade do ano que vem”. Eva Ottosson, uma empresária de 56 anos, que vive na Grã-Bretanha e sua filha, Sara, já realizam uma série de exames médicos e psicológicos junto à equipe de cientistas.
Sara, de 25 anos, é portadora da Síndrome de Mayer Rokitansky Kuster Hauser, que fez com que ela nascesse sem o útero e parte da vagina. Ela pretende tentar a fertilização in vitro para engravidar com o útero da mãe, caso o transplante seja bem-sucedido.
— Ela precisa mais do que. Eu já tive duas filhas, então, já fiz o uso que precisava — afirma Eva.
O primeiro transplante de útero do mundo, realizado entre duas mulheres sem relação de parentesco, foi feito em 2002 na Arábia Saudita. Uma mulher de 26 anos recebeu o órgão de uma mulher de 46 anos. Mas, depois de 99 dias, os cirurgiões tiveram que tirar o órgão transplantado devido a coágulos.
— Em nosso entender, naquele caso, os principais problemas foram decorrentes da cirurgia. Por isso, utilizamos técnicas que evitam estes problemas — explica Brannstrom.

Clique aqui para ler uma entrevista de Eva Ottoson, a mãe que doará o útero à filha, ao site britânico The Telegraph (em inglês).

sexta-feira, 10 de junho de 2011

DECRETADO - SEGREDO DE JUSTIÇA

juiz Murilo Lemos Simão, que está à frente do processo criminal que investiga o assassinato dos ambientalistas, decretou segredo de Justiça no caso. Não divulgará mais nenhuma informação sobre as investigações, face à onda de boatos que tem corrido na região.

O magistrado se referia especificamente ao jornal Estado de São Paulo, que noticiou na terça-feira que o delegado-geral adjunto de Polícia Civil no Pará, Rilmar Firmino de Souza, requereu a prisão preventiva do fazendeiro José Rodrigues como suposto mandante do assassinato. Ele teria se envolvido numa briga com o casal. Firmino negou com veemência a informação e tachou de “irresponsável” a veiculação das informações, mas não confirmou se a polícia pediu a preventiva

DECRETADO - SEGREDO DE JUSTIÇA

juiz Murilo Lemos Simão, que está à frente do processo criminal que investiga o assassinato dos ambientalistas, decretou segredo de Justiça no caso. Não divulgará mais nenhuma informação sobre as investigações, face à onda de boatos que tem corrido na região.

O magistrado se referia especificamente ao jornal Estado de São Paulo, que noticiou na terça-feira que o delegado-geral adjunto de Polícia Civil no Pará, Rilmar Firmino de Souza, requereu a prisão preventiva do fazendeiro José Rodrigues como suposto mandante do assassinato. Ele teria se envolvido numa briga com o casal. Firmino negou com veemência a informação e tachou de “irresponsável” a veiculação das informações, mas não confirmou se a polícia pediu a preventiva

quinta-feira, 9 de junho de 2011

cachorro melhor amigo do homem

O cachorro Bleik permanece no mesmo local à espera de seus donos desde 24 de maio. O vira-latas criado sem coleira em meio à vegetação nativa do Pará era o fiel escudeiro do extrativista José Claudio Silva, que foi morto nesta data em uma emboscada ao lado da mulher Maria do Espírito Santo, em Nova Ipixuna (PA).


Bleik não sai da varanda da sede da fazenda no assentamento Praialta Piranheira, onde vivia o casal antes de ser assassinado. O cachorro tem preferência por um lugar na casa, perto da farda camuflada do extrativista, que ainda permanece pendurada em um gancho na varanda lateral do imóvel. 'É como se ele estivesse esperando meu irmão voltar. É como se meu irmão e minha cunhada estivessem viajando e prestes a voltar. Ele ficou órfão', disse a ambientalista Claudelice Silva dos Santos, 29 anos, irmã de José Claudio.


Bleik era um cão dócil durante o convívio com o casal de extrativistas, mas montava guarda durante as noites. Hoje, ele tem uma fisionomia fechada. 'Não é com todo barulho de carro ou de moto que ele faz festa', disse Claudelice. A reportagem do G1 chegou ao local em uma picape, carro comum usado para trafegar na região, mas foi recebido com latidos de guarda. Nem mesmo a presença de Claudelice, com quem Bleik tinha contato antes das mortes, aliviou o semblante do animal. 'Pedimos para um vizinho amigo nosso, que ainda mora por aqui, passar de vez em quando para colocar água e ração para ele'.


Claudelice contou que o animal foi deixado na casa por conta do medo de familiares, que receberam ameaças de morte por fazendeiros e madeireiros da região. Eles se sentiram inseguros em permanecer no local e saíram da carregando apenas objetos pessoais e algumas roupas. 'Voltamos para a casa de meu irmão para tentar levá-lo com a gente, mas ele estava arredio, agressivo, ficamos com medo de sermos mordidos. Parece que ele só quer esperar meu irmão voltar. Para onde meu irmão seguia, ele corria atrás, mata adentro', disse ela.


'O Bleik fica perto da farda que meu irmão usava para entrar na mata. Não saía sem ela. Acho que o cheiro dele deve estar na roupa. Deixei algumas castanhas do Pará para ver se ele quebra com os dentes e come alguma cois

palocci pede demssão e dilma nomeia glaise hoffmann

nadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) foi escolhida como a nova ministra da Casa Civil do governo Dilma Rousseff. A decisão foi tomada logo depois que o ex-ministro Antônio Palocci pediu demissão nesta terça-feira (2) em meio à crise que envolve as suas declarações patrimoniais.
Mesmo que o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, tivesse rejeitado a abertura de investigação contra Palocci, o ministro demissionário fez um apelo para o que ele classificou como um retorno da “razão, equilíbrio e Justiça” ao embate político.
Em nota oficial sobre o pedido de demissão de Palocci, a presidenta lamentou a perda de “tão importante colaborador” e destacou a “valiosa participação” de Palocci em seu governo, agradecendo os serviços que ele prestou ao governo e ao país.
Antes da escolha de Gleizi, a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, e o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, que é seu marido, tinham sido sondados como opções para a substituição.
O cerimonial do Planalto já começa a preparar um local para formalizar a posse da nova ministra, que será a décima mulher a ter um Ministério no governo Dilma.
Perfil
De família de origem alemã, Gleisi Helena Hoffmann é natural de Curitiba e cursou Direito na Faculdade de Direito de Curitiba, se especializando em Gestão de Organizações Públicas e Administração Financeira.
A nova ministra começou na militância política filiada ao PCdoB ainda bem jovem, mas integrou o Partido dos Trabalhadores em 1989, sendo secretária de Estado no Mato Grosso do Sul. Atualmente, a petista é casada com o atual ministro das Comunicações, Paulo Bernardo (PT), com quem tem dois filhos.
Gleisi já havia disputado o cargo no Senado em 2006, mas foi derrotada nas urnas e também na disputa para ser prefeita de Curitiba em 2008. De volta à disputa ao senado em 2010, se elegeu como a senadora mais votada do Paraná em coligação com Roberto Requião (PMDB), tendo 29,5% dos votos válidos.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Fazendeiro é suspeito de mandar matar casal no Pará

Extraído de: Diário Web -
Fazendeiro é suspeito de mandar matar casal no Pará
Compartilhe
A morte do casal de ambientalistas José Cláudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo, assassinado a tiros por pistoleiros no dia 24 de maio, no assentamento Praialta Piranheira, em Nova Ipixuna (PA), está praticamente desvendada pela polícia estadual. O principal suspeito do crime é um fazendeiro conhecido por José Rodrigues, que teve a prisão preventiva solicitada à justiça da comarca de Nova Ipixuna.Ele teria encomendado o crime por R$ 5 mil a dois pistoleiros cujo retrato falado a...
... ver notícia completa em: Diário Web
Autor: Carlos Mendes

força nacional chega ao pará para combater c onflitos agrários

O estado do pará tem o maior número de pessoas ameaçadas de morte pela questão da luta pela terra e pela defesa do meio ambiente. Tropas da Força de Segurança Nacional vão reforçar o patrulhamento no estado.
tropas da Força Nacional de Segurança desembarcam em marabá hoje Segundo o Ministério da Justiça, o efetivo vai reforçar o patrulhamento nas localidades em que há registro de violência contra lavradores e líderes camponeses. Foram três assassinatos nas últimas semanas. O número de agentes não foi informado por motivo de segurança.
A equipe vai decolar do aeroporto de Brasília para Marabá, no sudeste do estado, e na seguir de carro para Nova Ipixúna. A cidade, que é palco de conflitos agrários no estado, teve, recentemente, três trabalhadores rurais assassinados.
O Pará é o estado com maior número de pessoas ameaçadas de morte pela questão da luta pela terra e pela defesa do meio ambiente. Por causa do ambiente de violência no campo, a força de segurança vem para o estado para tentar conter essa onda.o delegado geral ajunto disse hoje a imprenssa que o ministro justiça nelson jobim, e secretaria nacional de segurança pública devem desembarcar em marabá pa\ra buscar juntamente c om as autoridades do estado uma soluçaõ para diminuir os conflitols agrarios na região o secretario de segurança luis fernandes rocha tambem estará em marabá nesta quinta feira

terça-feira, 7 de junho de 2011

começam os preparativos 31°cirio de nossa senhora nazaré em marabá

nesta quinta feira apois desembarcar de saõ paulo padre ademir gramelik se reune com todos os grupos que faz parte da coodenaçaõ do cirio de nazaré em marabá para

definir o tema deste ano e o cartaz da da maior manifestaçaõ religiosa da região,segundo o padre ademir,uma das atrações que está sedndo contactada e o padre antonio maria
historia
O Círio de Marabá começou bem pequeno, sem nem mesmo contar com corda e berlinda, e foi conquistando muitos seguidores. Hoje reúne cerca de 150 mil fiéis.

Responsável pela coordenação da procissão há 10 anos, o padre Ademir Gramelik revela que a festa religiosa, que hoje é considerada a maior do interior do Pará, surgiu em 1980, a partir da devoção particular da irmã Maria das Neves. A freira, que veio transferida de Belém, trouxe consigo a devoção já declarada durante o Círio da capital do Estado.

Ele conta que tudo começou com um grupo de pessoas, que promoveu uma pequena procissão, que seguia no Núcleo da Nova Marabá, partindo da Folha 15 até a Folha 16, num percurso de aproximadamente um quilômetro.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Procuradoria pede multa e inelegibilidade a quem doou acima do limite legal

A vice-procuradora-geral eleitoral, Sandra Cureau, ingressa com representações contra 106 pessoas e 200 empresas que doaram acima do limite legal para a campanha presidencial de 2010. As representações começaram a ser feitas na última quinta-feira e todas deverão ser entregues até 18 de junho.

Os principais ramos das empresas representadas são construção civil, mineração e incorporação. A representação pede que elas paguem uma multa no valor de dez vezes o que foi doado acima do limite legal.

De acordo com a legislação eleitoral, as empresas não podem doar mais de 2% do faturamento bruto do ano anterior. Já as para as pessoas físicas, o limite é de 10%, também referente ao ano anterior.

Pela Lei da Ficha Limpa, pessoas que doam acima do permitido também são consideradas inelegíveis. Assim, além da multa, foi pedida a inelegibilidade para os representantes legais das empresas.

Da Agência O Globo

escola carlos marighela sem merenda e com transporte escolar sucateado

Sem merenda e gás há duas semanas. A escola carlos marighela no assentamento 26 de março sofre com a falta de merenda e transporte escolar,A Prefeitura Municipal de Marabá enviou apenas laranjas, carne e batatas. O restante dos alimentos ainda não foi enviado para a escola. Com esse pouco que tem as merendeiras estão cozinhando na lenha.
•Ônibus que fazem o transporte dos alunos estão sucateados. não houve aula para o turno da tarde na semna passada, pois os referidos carros se encontravam quebrados na porta da escola. Os alunos do turno da manhã tiveram que ficar na escola até consertar um dos ônibus que iria fazer os dois percursos. Muitas crianças tiveram que almoçar na escola e esperar a vinda dos pais para buscá-los.
•Na escola o ensino médio funciona precariamente. Há somente 1 sala para 3 turmas. Os 3 professores que estão lecionando no momento tem de fazer revezamento, o que dificulta o ensino e posteriormente o aprendizado dos alunos;
•O alojamento tem 2 cubículos que são divididos entre os professores do município e estado. Esses pequenos quartos mal dá para 1 professor, mas está sendo improvisado para 3 professores em cada. A Prefeitura de Marabá não está dando o devido apoio para esses professores, pois o alojamento encontra-se totalmente sem cama, sem colchões, sem atador de rede, sem mesa, sem cadeira, ou seja, sem a devida logística necessária para os professores.

Agência do Banco do Brasil é assaltada em São domingos do Araguaia

Nesta Segunda feira as quatro e trinta da tarde, uma quadrilha armada assaltou a agência do Banco do Brasil de São Domingos do Araguaia à 45 km de Marabá, durante a ação os meliantes trocaram tiros com a policia e fizeram três policiais civis de refem e fugiram na viatura em direção a Vila Santana, sentido São Geraldo, em seguida libertaram os policias. No momento é dificil a localização dos bandidos pois eles acompanham a movimentação pelo rádio da viatura. Durante as buscas ontem encontram uma montana com sinais de sangue a poicia ainda naõ confirmou se o veiculo foi usada no assalto. até agora ninguem foi preso. depois de muito panico, e terror os bandidos fugiram em direçaõ a são geraldo do araguaia, levando malotes de dinheiro, este e o quarto assalto a agencia de saõ domingos, a ultima tentativa aconteceu no mes de maio e o utimo assalto em agosto do ano passado, sempre nas datas de pagamento do servidores municipais quando há um volume maior de dinheiro circulando na cidade.segundo ediane moreno, presidente do sindicato dos bancarios de marabá, a agencia ficará fechada por quinze dias,e os oito bancarios daquela agencia, e os estágiarios, estaraõ em marabá no (cat) camara de acidente de trabalho para iniciar o tratamento psicológico nesta terça feira. caçada aos bandindos ja começou ,uma vez que o pelotaõ tático da policia militar foi acionado e ja esta na area, ao comando do coronel monteiro comandante do quarto batalhão de policia de marabá

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Incra

Durante entrevista à rádio clube, o superintendente regional do INCRA em Marabá, Luís Bonetti, disse que a criação do estado de Carajás ajudaria a diminuir os conflitos agrários, que são hoje uma das maiores chagas no sul e sudeste do Pará. Luís Bonetti explicou que a divisão territorial levaria os órgãos do estado para mais perto do povo, onde estão os conflitos. Na avaliação de Bonetti, enquanto não houver uma integração entre os grandes projetos e os assentamentos, a reforma agrária vai continuar sendo emperrada. Ainda de acordo com ele, as demandas da reforma agrária têm crescido muito por conta desse problema, mas a estrutura do INCRA continua acanhada.

CELIO COSTA - Autor do Estudo de viabilidade econômica do Estado de Carajás

Os recursos utilizados tanto na realização do plebiscito sobre a divisão territorial do Pará, quanto na estrutura necessária para criação dos estados de Carajás e Tapajós não são gastos. São investimentos. A afirmação é do economista Célio Costa, que tem mestrado em desenvolvimento sustentável, com especialização em setor público e geopolítica do Brasil. Ele apresentou ontem o resultado de uma pesquisa de um ano e três meses, sobre o estudo de viabilidade econômica do estado de Carajás. Segundo ele, no estudo, foi levantado todo custeio da manutenção da máquina e do funcionalismo, de modo que a receita própria do estado de Carajás ultrapassa um bilhão de reais, com isso pode implantar e estruturar sua máquina no primeiro ano de governo. Ainda de acordo com ele, numa região como o sul e sudeste do Pará, que tem ausência da máquina estatal, há muita evasão de receita por deficiência no sistema, de modo que quando se cria uma máquina, gera-se também um aumento natural de receita. Para implantação da máquina do estado, serão investidos 500 milhões de reais, e mais outros 500 milhões para fazer o custeio dessa máquina, com pagamento de pessoal e gastos previdenciários. Segundo ele, o novo estado terá capacidade de investimento de 1 bilhão (superávit) e capacidade de endividamento de 3 bilhões, o que perfaz 4 bilhões e gera recurso suficiente para investir em ações que estão esquecidas. 
Em relação ao que vai ser gasto com a realização do plebiscito, Célio Costa desmentiu que serão investidos 30 milhões e disse que qualquer montante investido será menor do que os ganhos que a população da região vai ter. Um dos fatos curiosos que estão descritos no livro de Célio Costa, sobre a viabilidade do estado de Carajás, é que em 1908 foi a primeira vez que a região de Marabá tentou se desvincular do Pará. Naquela época, lideranças políticas viajaram para o Goiás, na tentativa de fazer com que marabá fizesse parte daquele estado. Mas a parte contrária não permitiu que isso acontecesse e houve até uma pequena guerra civil. Como se vê, a luta pela emancipação já dura mais de um século e sempre foi motivada pelo descaso do governo do estado em relação ao sul e sudeste do Pará.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Autor do estudo de viabilidade econômica do estado de Carajás

Economista com mestrado em desenvolvimento sustentável pela UNB, e Universidade Federal de Goiânia, com especialização em setor publico,  e geopolítica  do Brasil, convidado pelo empresário Léo da Leolar, e por mais um grupo de empresários liderado pelo mesmo, e  pelo então presidente da AMAT Wanderson Chamom,  que encomendaram juntos o estudo de viabilidadade social econômico do estado Carajás o autor  disse que o livro esta pronto, segundo celio costa a pesquisa durou um longo tempo, de um ano e três meses, mais esta sendo publicado agora com uma tiragem de três mil exemplares,para o autor o resultado foi satisfatório,e vai contribuir para o esclarecimento da  população de  que a criação do estado Carajás e única saída viável para desenvolvimento social e econômico o dessa regiaõ.com a experiência e papel decisivo   na criação do estado do Tocantins, Célio Costa coordenou e encaminhou a proposta emenda constitucional   de iniciativa popular que dividiu o Goiás.segundo economista o  estado de Carajás vai nascer com  uma situação financeira de sustentabilidade ou seja, sem criar ônus para união e nem estorvo para o Pará. No primeiro ano, gerando um superávit  primário da ordem de um bilhão de reais. Célio costa  dar sua opinião  sobre a realização do plebiscito, e fala sobre  os gastos  com o custeio da maquina e funcionalismo e campanha plebiscitaria  do futuro  do estado e fala  onde será a futura  capital de Carajás, nesta sexta  no clube da  manha   na Rádio Clube 770 Am após palestra na Câmara Municipal de Marabá para uma boa platéia interessada  na criação do estado

O QUE ACHOU DO BLOG