domingo, 31 de julho de 2011

Paulo Czrnhak é o novo diretor geral do Hospital Regional do Sudeste do Pará.

Gaucho de porto alegre, com atuação ha dois anos em São Paulo, em uma unidade de saúde  estratégica,  e atuando mais de dezoito anos na  área de gestão hospitalar, sempre em cargos de direção,  com perfil voltado para a satisfação do paciente seja ele interno ou externo, com  foco numa gestão seja de apoio, ou administrativa .voltada para um atendimento humanizado, com presteza, e resultados. O novo diretor geral da pró saúde pretende, dar continuidade ao trabalho reconhecido no estado, da ex diretora Alba Muniz. Mais afirma que vai implantar novas propostas que venha melhorar, a satisfação do usuário externo da região. Diminuindo o tempo de espera, nos atendimentos de alta complexidade dos  pacientes enviados por municípios vizinhos.sobre a visita do secretário de saúde do estado Helio franco Junior ao regional, Paulo Czrnhak avaliou como positiva,uma vez que secretário confirmou o que o governador, Simão Jatene já tinha  anunciado durante visita  a marabá, a ampliação do hospital que esta sendo discutido  para o segundo  semestre, com o incremento de novos serviços para população.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Revelação" de Sandy a revista vira assunto mais comentado do Twitter


A "revelação" que a cantora Sandy fez à revista "Playboy" do próximo mês está causando burburinho no Twitter.
Declaração de Sandy ofusca ensaio de Adriane Galisteu
Sandy disse: "É possível ter prazer anal", frase que estará na capa da publicação.
Não se sabe a pergunta que levou à tal resposta, mas você pode votar aqui em um palpite.
A afirmação levou a hashtag "sandyfazanal" a liderança dos assuntos mais comentados no mundo Sandy usou o Twitter para se manifestar sobre a repercussão : "Não foi bem aquela a minha resposta. Mas, tá valendo a brincadeira... rs... Eu nunca falei e não falo detalhes sobre minha vida sexual".
"Mas, que os ingressos pra gravação do meu DVD (de MÚSICA! Hehe..) estão quase esgotados, é verdade! Quem quiser, corre lá!", brincou a cantora.

Promoção de milhas na Gol e na Tam

A Gol e a Tam entraram em promoção. Agora é pra quem tem milhas.
O Smiles (da Gol) lançou a promoção para todos os destinos, exceto Fernando de Noronha e Caribe. Nessa promoção a ida você emite pelo número normal de milhas e a volta por 1.000 milhas se for um voo dentro do brasil e por 5.000 milhas se for um voo internacional.
Já a Tam está emitindo passagens por todo o Brasil. A ida e volta saem por 10.000 milhas. Nem todos os destinos nacionais estão em promoção.
As passagens podem ser emitidas a partir de hoje até 31 de agosto e as viagens podem ser realizadas entre 08/08 e 06/10/2011.

Ta rolando no Facebook

"As pessoas complicam muito as coisas ... Tá com saudades? Ligue. Quer encontrar? Convide. Quer compreensão? Explique-se. Tá com dúvidas? Pergunte. Não gostou? Fale. Gostou? Fale mais. Tá com vontade? Faça. Quer algo? Pedir é a melhor maneira de começar a merecer. Se o "não" você já tem, só corre o risco do "sim" ... A vida é uma só!!!! Bora ser feliz..."
Gostei, copiei da Andréa e colei ... Simples assim..

brasileiro naõ aceita quem joga agua fora da baciaMAIS DA METADE DOS BRASILEIROS SÃO CONTRA UNIÃO GAY, DIZ IBOPE

FECAM: Tá chegando a hora!

Com a presença de Fafá de Belém e Oswaldo Montenegro como convidados para mais uma edição do FECAM – Festival da Canção de Marabá –, que tem início nesta sexta-feira (29) e se estende até 31 de julho. O evento, que acontece na Praça São Félix de Valois (Marabá Pioneira), é uma realização da Prefeitura de Marabá, através da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), responsável por eventos durante o veraneio.a bronca segundo
Concorrentes reclamam do jurado escolhido para o festival, todos são da capital. A preocupação tem lógica, pois a maioria dos participantes serão de Belém. Muitos acham que foi pressão do governo do estado qu eentra na parceria, inclusive com a transmissão via TV Cultura.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

bispo de marabá diz porque e favorável a criaçãode carajás

bispo de  marabá desde 1999 ,quando foi transferido de mato grosso da diocese de guiratinga onde ficou de1989 a19991 o religioso diz que o processo de criaçaõ de uma nova unidade federativa no norte do brasil vai ser fundamental para diminuir as desigualdades socias no sul e sudeste do pará.dom josé foralosso fala com conhecimento de causa emancipacionista ,uma vez que segundo ele hoje  e visivel o desenvolvimento do estado antigo e novo no mato grossso. dom josé em entrevista ao clube da manha desta quinta feira  fala dos ganhos  para novo pará e carajás uma vez que favorável a criação das duas unidades federativas

Marabá: processo de cassação de prefeito continua

e


A Justiça Eleitoral em Marabá prosseguirá com o processo de cassação do prefeito municipal Maurino Magalhães (PR) e seu vice Nagilson Amoury (PTB), incluindo os depoimentos de testemunhas de acusação. Por maioria de votos, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/PA) indeferiu mandado de segurança impetrado pela assessoria jurídica de Magalhães, requerendo que a corte eleitoral impedisse que as testemunhas de acusação ao prefeito prestem depoimento no processo.
Maurino e Nagilson foram cassados dia 25 de janeiro, em medida liminar concedida pelo juiz da 23ª Zona Eleitoral de Marabá, Cristiano Magalhães. Prefeito e vice recorreram ao TRE/PA e no dia 1º de fevereiro o relator da matéria, Rubens Leão, cassou a liminar e determinou a reintegração ao cargo. Prefeito e vice são acusados de utilizar caixa-dois na campanha eleitoral de 2008, recursos de doação de empresários no valor de mais de R$ 800 mil. A denúncia foi feita pelo PPS ao Ministério Público Eleitoral e se transformou em processo de investigação eleitoral. Mas, nos depoimentos do processo, marcados para maio, as testemunhas de acusação não compareceram. O juiz decidiu remarcar nova data, mas segundo Mauro Santos, advogado de defesa de Maurino Magalhães, essa prática não é comum nos processo de investigação eleitoral.
Com a decisão de ontem (26) do TRE/PA, o juiz do processo prosseguirá com a análise do mérito da cassação, podendo incluir os depoimentos das testemunhas na ação. O relator do processo, Rubens Leão, defendeu o deferimento do mandado de segurança contra a inclusão das três testemunhas, alegando que eles não justificaram a falta ao depoimento anterior. Mas o juiz federal Antônio Carlos Campelo divergiu do relator com apoio dos outros juízes André Bassalo, Ezilda Mutran e Vera Araújo. Os juízes alegaram que os depoimentos podem ocorrer em dias seguidos se forem muitas as testemunhas do processo. (Diário do Pará)

Nova Ipixuna: magistrado explica decisões


Vinte e quatro horas depois de terem pedido seu afastamento do processo que investiga a morte do casal de ambientalistas José Cláudio Ribeiro e Maria do Espírito Santo, em Nova Ipixuna, o juiz Murilo Lemos Simão enviou uma nota de esclarecimento à imprensa e à comunidade.
Os parentes das vítimas (assassinadas em 24 de maio no Assentamento Praialta Piranheira, em Nova Ipixuna) e 12 entidades que militam nos direitos humanos na região pediram o afastamento do juiz porque ele teria negado o pedido de prisão preventiva dos três acusados de envolvimento no crime. Mas, segundo o juiz, a história não é bem assim.
Segundo a nota de esclarecimento, num primeiro momento ele indeferiu realmente o pedido de prisão preventiva feito pela Polícia Civil, mas expediu mandado de busca e apreensão e decretou segredo de Justiça para não atrapalhar as investigações.
Além disso, o magistrado afirma que concedeu mais 30 dias para que a autoridade policial concluísse o inquérito e, em um novo pedido de prisão preventiva, o Ministério Público recomendou que a polícia fizesse novas diligências para, só depois, se manifestar se era a favor ou não da prisão dos acusados.
“Após as providências da autoridade policial, os autos do referido processo foram encaminhados ao Ministério Público, local em que permanecem até o presente momento”, explica trecho da nota assinada pelo juiz.
Com relação ao pedido de segredo de Justiça, no que foi severamente criticado em nota pública assinada por 12 entidades que militam na região, o magistrado disse que sua intenção era assegurar o êxito das diligências policiais, “sem pretensão de dificultar o conhecimento público dos fatos investigados”.
Os acusados que tiveram as preventivas negadas são o fazendeiro José Rodrigues Moreira (apontado como mandante das mortes) e Lindon Jonhson Silva Rocha (irmão de José Rodrigues) e Alberto Lopes do Nascimento, tidos como pistoleiros.
PRISÃO PREVENTIVA
O juiz confirmou que num primeiro momento realmente indeferiu o pedido de prisão feito pela Polícia Civil, mas expediu mandado de busca e apreensão, além de conceder mais 30 dias para que a polícia concluísse o inquérito. Num novo pedido de prisão, o MP, segundo ele, recomendou que se fizesse novas diligências para só então se manifestar se era a favor ou contra as prisões dos acusados.
SEGREDO DE JUSTIÇA
O magistrado disse que ao tomar essa decisão, bastante criticada por entidades de direitos humanos, sua intenção foi de assegurar o êxito das diligências policiais, “sem pretensão de dificultar o conhecimento público dos fatos investigados”. (Diário do Pará)

terça-feira, 26 de julho de 2011

Home > Percentual de gravidez na adolescência diminui no Brasil Percentual de gravidez na adolescência diminui no Brasil

Um levantamento feito pelo Ministério da Saúde (MS) durante os últimos cinco anos apresentou queda de 22,4% no número de partos realizados em adolescentes entre 10 e 19 anos no País. O MS atribui a diminuição às campanhas destinadas aos adolescentes e à ampliação do acesso ao planejamento familiar. 
Nos últimos dois anos, 871 milhões de camisinhas foram distribuídos para a população. Segundo o Ministério, só no ano passado foram investidos no Brasil mais de R$ 3 milhões em ações de educação sexual e reforço na oferta de preservativos aos jovens.
Nos postos de saúde, a educação sexual é administrada por um profissional de saúde, que auxilia adolescentes na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DST), gravidez indesejada e até mesmo na escolha mais adequada do método contraceptivo ao estilo de vida dos parceiros. 
De acordo com a coordenadora de Saúde do Adolescente e do Jovem do Ministério da Saúde, Thereza de Lamare, a prioridade agora é para que o rapaz seja envolvido em outras ações, inclusive nas situações de gravidez da parceira ou da namorada. “Estimulamos que ele acompanhe o pré-natal e o parto, participando do dia a dia da companheira e cuidando da própria saúde”, informou a coordenadora ao site do Ministério.
Ações de educação sexual do Instituto de Saúde
 
Uma pesquisa realizada em janeiro de 2010 pelo DATASUS, apontou que, nos últimos dez anos, a região Sudeste ficou 1,7% abaixo da média de 22,4% na diminuição de partos realizados em adolescentes ente 10 e 19 anos no Brasil. No entanto, no estado de São Paulo, a queda foi de 30,04% do total de partos realizados nessa faixa etária, o que denota que o efeito das campanhas tem sido mais eficaz no estado.
 
Como parte desse esforço, o Instituto de Saúde (IS) da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP), publicou e distribuiu em 2008 a cartilha intitulada “Sexualidade, Prática Sexual na Adolescência, Prevenção de DST/Aids e Gravidez Não-Planejada”, resultado do estudo realizado pela pesquisadora científica do IS, Regina Figueiredo, com subsídios às discussões sobre práticas sexuais e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DST/Aids) na população em idade escolar.
 
A cartilha está disponível para download em formato PDF no site do Instituto de Saúde.

  1. Núcleo de Comunicação Técnico-Científica

Mundo: Amy Winehouse é cremada em cerimônia íntima

Cantora Amy Winehouse é cremada em Londres. A cerimônia foi conduzida por um rabino, e contou com a presença de familiares e amigos íntimos. O rito fúnebre foi realizado parte em inglês e outra parte em hebraico.

O pai da cantora, Mitchell, contou histórias sobre a infância de Amy. E, olhando para uma foto da filha, disse: "Durma bem, meu anjo. Papai e mamãe amam você". Ele e os familiares cantaram duas músicas de Carole King: "So Far Away" e "you´ve got a Friend". A cerimônia durou 45 minutos e aconteceu no crematório de Golders Green, em Londres.

Amigos da cantora, como Kelly Osbourne - filha de Ozzy - estiveram presentes. Muitas mulheres usavam perucas penteadas no mesmo estilo que virou marca registrada de Amy: o grande coque retrô. O local da cremação somente foi descoberto pela imprensa minutos antes da cerimônia. Por meio do porta-voz, a família disse que precisa de privacidade neste momento de dor.

Cantora Adele escreve sobre amiga Amy

Considerada a sucessora musical de Amy Winehouse, a também inglesa Adele escreveu em seu site, nessa segunda-feira (25), uma carta sobre a amiga de longa data.
"Poucas pessoas têm para si que devam fazer algo que amem, simplesmente porque amam. Sem bagunça e sem compromisso. Mas ela sabia do que era capaz e nem precisava se esforçar. Se ela queria fazer algo, fazia, senão deixava pra lá. Era fácil para ela, e por isso a amávamos tanto. Acreditávamos em cada palavra que ela escrevia, e isso entrava na pele quando ela cantava. Amy abriu o caminho para artistas como eu e deixou todos animados com a música britânica, mesmo sendo blasé sobre a coisa toda. Acho que ela nunca soube o quão brilhante e importante era, mas esse era seu charme. Embora eu esteja incrivelmente triste pela morte da Amy, lembro como tenho orgulho dela. A Amy está voando no paraíso. Beijos". (eBand)

quarta-feira, 20 de julho de 2011

massacre de eldorado: condenado quer novo júri

A defesa do coronel Mário Sérgio Pantoja, da Polícia Militar do Pará - condenado a 228 anos de reclusão pelo massacre de Eldorado dos Carajás - apresentou reclamação ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra o Superior Tribunal de Justiça (STJ), onde corre um processo no qual ele tenta obter novo julgamento pelo Tribunal de Júri do Pará. Ele solicita ao STF a suspensão do processo.
No final de junho o STF negou pedido de habeas corpus impetrado pela defesa do acusado. Esta nova ação contesta decisão do STJ que negou provimento a um recurso especial no qual pedia que o processo fosse encaminhado para a Suprema Corte, uma vez que houve divergência de julgamentos dentro do STJ.
Inconformada com a negativa, a defesa apresentou agravo regimental para que a 3ª Seção do STJ pudesse deliberar sobre o recurso, mas uma decisão monocrática (individual) do relator do processo foi mantida, sem que os demais ministros entrassem no mérito da questão.
A defesa interpôs então recurso extraordinário ao STF, que foi também negado pelo STJ. O mesmo destino teve o agravo contra esta negativa. Para os advogados do coronel, a situação configura indevida supressão de competência e ofensa ao princípio constitucional da ampla defesa.
Ocorrido em 17 de abril de 1996, o massacre resultou na morte de 19 trabalhadores rurais sem-terra, mortos pela Polícia Militar do Estado do Pará. (Agência Estado).

terça-feira, 19 de julho de 2011

país tem mais de 100 rios em condições pessima ou ruim diz estudo

A Agência Nacional de Águas (ANA) divulgou nesta terça-feira que 105 corpos d’água - que são rios, reservatórios, lagoas, canais - de 17 Estados possuem água em condições ruins ou péssimas. A constatação está no 'Relatório de Conjuntura dos Recursos Hídricos no Brasil – Informe 2011', estudo que traz a situação mais atualizada sobre a água no Brasil, com dados coletados no ano de 2009.
Segundo o estudo divulgado hoje, a proporção de água de ótima qualidade encontrada nos pontos de monitoramento caiu de 10% para 4%, em comparação com o relatório do ano passado. Em 2009 foi encontrada água de boa qualidade em 71% dos pontos, regular em 16%, ruim em 7% e péssima em 2%. O Índice de Qualidade das Águas (IQA) que traz esse resultado é a soma de nove parâmetros de qualidade que reflete principalmente a situação de contaminação dos rios pelo lançamento de esgotos domésticos.

O diagnóstico dos mais de 1.700 pontos analisados mostra várias bacias comprometidas devido ao grande lançamento de esgotos urbanos domésticos sem tratamento adequado, especialmente nas regiões metropolitanas (São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador) e cidades de médio porte (ex.: Campinas/SP, Juiz de Fora/MG). No entanto, em algumas bacias foi possível associar melhorias na qualidade das águas a investimentos realizados em tratamento de esgotos na última década, como por exemplo, nas seguintes bacias: do rio das Velhas, Paraíba do Sul, Grande e Tietê (Reservatório Billings – Braço do Taquacetuba).
Bacias
Além de destacar os pontos críticos, o relatório aponta as causas da qualidade inadequada da águas encontrada nas principais bacias hidrográficas do País. As regiões hidrográficas Amazônica, Tocantins-Araguaia e Paraguai são as que possuem os menores valores de comprometimento de extensão de rio. Essas áreas são caracterizadas por elevada disponibilidade hídrica, associada a uma baixa densidade populacional e a existência de grandes áreas protegidas e conservadas.
Já os rios localizados na região hidrográfica do Paraná apresentam problemas devido ao grande contingente populacional localizado nas regiões metropolitanas. Nessas regiões, ainda é encontrada uma grande demanda para os usos urbano e industrial e elevada carga de esgotos domésticos. Na região Nordeste, a ocorrência de rios com má qualidade de água aparece pela a baixa disponibilidade hídrica dos corpos d’água.
Veja abaixo o corpos d’água que apresentaram pontos de monitoramento classificados em situação ruim ou péssima:
Região hidrográfica do Paraná
- Bacia do Alto Tietê: Rio Tietê, Rio Cabuçu, Rio Tamanduateí, Ribeirão dos Meninos, Reservatório Edgard de Souza, Rio Pinheiros, Rio Aricanduva, Reservatório de Pirapora, Reservatório de Rasgão, Ribeirão Pires, Rio Baquiruvu-Guaçu, Rio Juqueri, Ribeirão das Pedras.- Bacia do Alto Iguaçu: Rio Barigui, Rio Iraí, Rio Padilha, Rio Palmital, Rio Iguaçu, Rio Água Verde, Rio Belém, Rio Parolim, Rio Fany, Córrego Monjolo.- Bacia do Rio Grande: Rio Preto, Ribeirão São Domingos, Córrego Liso.- Bacia do Rio Mogi-Guaçu: Rio Mogi-Mirim, Rio das Araras.- Bacia do Rio Piracicaba: Rio Piracicaba, Ribeirão Tatu, Rio Capivari, Ribeirão Tijuco Preto, Ribeirão Lavapés, Rio Quilombo, Ribeirão dos Toledos, Ribeirão Três Barras.- Bacia do Rio Jundiaí: Rio Jundiaí.- Bacia do Rio Ivinhema: Córrego Água Boa.- Bacia do Rio Paranapanema: Rio Santo Anastácio.
Região hidrográfica do São Francisco
- Bacia do Rio das Velhas: Ribeirão Arrudas, Ribeirão do Onça, Rio das Velhas, Córrego Bernardo Monteiro, Córrego Sarandi, Córrego Sandra Rocha, Córrego Perobas, Córrego da Av. Dois, Córrego Cabral, Córrego da Luzia, Córrego Gandi, Córrego Flor d’Água, Córrego Ressaca, Córrego da Av. Tancredo Neves, Córrego da Av. Nacional, Córrego dos Munizes, Córrego Bom Jesus, Córrego Água Funda, Córrego Caeté, Ribeirão Poderoso, Ribeirão das Neves, Córrego do Diogo.- Bacia do Rio Pará: Ribeirão da Fartura, Córrego do Pinto, Ribeirão Paciência.- Bacia do Rio Jequitinhonha: Rio Salinas.- Bacia do Rio Paraopeba: Rio Betim, Ribeirão das Areias.- Bacia do Rio Verde Grande: Rio dos Vieiras.
Região hidrográfica do Atlântico Leste
- Bacia do Recôncavo Norte: Rio Ipitanga, Rio Pitinga, Rio Joanes, Rio Muriqueira, Rio Camaçari, Rio Jacarecanga.- Bacia do Rio Cachoeira: Rio Colônia, Rio Cachoeira.- Bacia do Rio de Contas: Rio do Peixe, Rio Jequiezinho.- Bacia do Rio Itapicuru: Rio Itapicuru Mirim.- Bacia do Rio Paraguaçu: Rio do Maia, Rio Jacuípe, Riacho Principal.- Bacia do Rio Real: Rio Real.
Região hidrográfica do Atlântico Sudeste
- Bacia do Rio Paraíba do Sul: Ribeirão Meia Pataca, Rio Xopotó.- Bacia do Rio Reis Magos: Lagoa Jacuném.- Bacia do Rio Jucu: Rio Aribiri, Rio Itanguá, Rio Marinho, Rio Formate.- Bacias afluentes à Baía de Sepetiba: Rio Queimados, Rio Ipiranga, Vala do Sangue, Rio Guandu-Mirim, Rio Marinho, Rio Piraquê, Rio Cabuçu, Rio da Guarda, Canal do Itá.- Bacias afluentes ao Complexo Lagunar de Jacarepaguá: Rio Guerenguê, Rio Pavuninha, Arroio Pavuna, Arroio Fundo.- Paraguai Bacia do Rio Miranda: Córrego Bonito.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Divisão do Pará racha bancada paraense no Congresso a cinco meses de plebiscito

No que depender da disposição da bancada paraense no Congresso, a disputa em torno da divisão do Pará em três novas unidades federativas -Pará (remanescente), Carajás e Tapajós- promete ser acirrada. Os eleitores paraenses serão consultados sobre a divisão em plebiscito marcado para 11 de dezembro, mas a campanha eleitoral, que inclui horário político e financiamento público, começa a menos de dois meses, em 13 de setembro.
Em geral, os favoráveis à divisão argumentam que o poder público estará mais presente e citam os exemplos de Tocantins e Mato Grosso do Sul. Os contrários afirmam que os custos para a manutenção não compensam a criação do Estados.
O UOL Notícias fez um levantamento junto aos deputados federais e senadores do Pará e constatou que não há uma posição hegemônica sobre a divisão. Dos 17 deputados que compõem a bancada do Estado na Câmara, sete são contra a divisão, cinco a favor e cinco ou ficarão neutros até o plebiscito ou ainda não definiram posição (veja a tabela no final do texto).
Dos três eleitos que não assumiram suas vagas de deputados porque ocupam cargos no governo de Simão Jatene (PSDB), dois são contra a divisão -Zenaldo Coutinho e Nilson Pinto (ambos do PSDB)- e um é a favor -Asdrúbal Bentes (PMDB).
Juntos, os deputados contrários à divisão receberam, na última eleição, 1,36 milhão de votos, contra 542 mil dos parlamentares favoráveis à criação de Carajás e Tapajós. Já os deputados que não se posicionaram tiveram, no total, 580 mil votos.
Supondo que se os eleitores sigam as posições dos seus candidatos, a divisão provavelmente seria rejeitada no plebiscito, ainda que os eleitores dos deputados neutros votem a favor da separação.
No Senado, os tucanos Flexa Ribeiro e Mário Couto não devem se posicionar até o plebiscito, ao contrário de Marinor Brito (PSOL), que já se manifestou contra a divisão. Publicamente, o governador não tomou posição e diz que irá esperar o plebiscito, embora nos bastidores seja contrário à divisão. A ex-governadora Ana Julia Carepa (PT), derrotada por Jatene na eleição de 2010, é contra a divisão.

Jader Barbalho espera agosto

Tudo que posto sobre Jader Barbalho é imediatamente excedido pelos seus adversário como sem valor, o que denota falta de argumento textual .
Sobre o mais recente indeferimento, pelo STF, de mais uma tentativa cautelar para Jader Barbalho assumir a vaga que o povo do Pará lhe outorgou no Senado, eu não preciso escrever nada: basta-me trazer aqui o irreparável texto de um jornalista insuspeito, Peço a devida vênia ao jornalista Augusto Barata, que assina o “Blog do Barata”, para colar abaixo o que ele escreveu sobre o assunto, com o que eu concordo em inteiro teor:  extraido do blog do parsifal

JADER BARBALHO – A tentação totalitária
A democracia é, por excelência, o império das leis. Se estas garantem um direito postulado, não há o que discutir. Cabe cumpri-las. Apenas e tão-somente cumpri-las. Postergar um direito assegurado significa, ao fim e ao cabo, conspirar contra o ordenamento jurídico democrático.
Sob essa perspectiva, soa desrespeitosa a continuada tentativa de postergar a posse do ex-governador Jader Barbalho, eleito senador e o segundo candidato mais votado do Pará, nas eleições de 2010. Nem mesmo o estigma de corrupto que aderiu a Jader Barbalho, diante de sua súbita e inexplicável evolução patrimonial, justifica o interdito proibitório branco, na esteira do qual tentam impedir sua posse como senador, assegurada quando o próprio STF entendeu que a Lei da Ficha Limpa só deverá prevalecer nas eleições subsequentes a de 2010.
O que assusta, no imbróglio, é a tentação totalitária embutida na resistência a dar posse a Jader Barbalho. Diante dessa recalcitrância, que contamina até a instância máxima da Justiça no Brasil, na contramão do respeito aos postulados democráticos, emerge, fatalmente, o temor sobre como nós, pobres mortais, poderemos vir a ser tratados, na eventualidade de algum contencioso judicial, se o casuísmo, próprio dos regimes totalitários, prevalecer sobre as garantias constitucionais.
Nessas circunstancias vale, sempre, seguir a lição de Eurico Gaspar Dutra, presidente eleito no período redemocratização que sucedeu o Estado Novo. Vale o que está no “livrinho”, como ele se referia a Constituição Federal.

alterações climaticas em 2010 quase 20% municipios decretaram situação de emergência ou calamidade


Em 2010, quase 20% dos municípios brasileiros decretaram situação de emergência ou estado de calamidade pública por causa de eventos climáticos. No total, 1.084 notificaram às autoridades problemas graves como enchentes ou estiagem. Os números são da Agência Nacional de Águas (ANA), que vai divulgar amanhã, 19, um novo panorama dos recursos hídricos no Brasil, com dados de 2010. Em comparação com 2009, o número de ocorrências caiu cerca de 40%.

De acordo com os dados, 563 municípios brasileiros decretaram situação de emergência ou estado de calamidade pública devido à ocorrência de cheias, causadas por chuvas acima da média histórica. Os estados mais atingidos foram São Paulo, Rio de Janeiro, Alagoas, Pernambuco, Bahia e os da Região Sul.
Já a estiagem atingiu principalmente o Semiárido e a região amazônica, que concentram a maioria dos 521 municípios que tiveram problemas severos com a falta de chuvas.
O Relatório de Conjuntura dos Recursos Hídricos no Brasil – Informe 2011 também trará dados sobre a qualidade das bacias brasileiras, a quantidade de água usada para irrigação, a geração hidrelétrica e a gestão dos recursos hídricos no país.

compensação de cheques fica mais rápida a partir desta terça feira

Agência Brasil

A partir desta terça-feira, 19, o prazo para compensação de cheques com valor inferior a R$ 299,99 passará a ser de dois dias úteis, informou a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Para cheques acima de R$ 300, o prazo será de um dia útil. Antes, os prazos eram de quatro e dois dias, respectivamente.

Segundo a Febraban, nos dois casos, o prazo menor irá vigorar em todo o território nacional, acabando com as diferenças regionais. Em locais de difícil acesso, os cheques, até então, poderiam levar até 20 dias úteis para ser compensados.
O prazo menor no processo de compensação estava previsto desde 20 de maio, quando os bancos passaram a operar a Compensação Digital por Imagem. O projeto começou a ser desenvolvido em 2009 pela Febraban.
De acordo com a Febraban, além de unificar a compensação no país, outra vantagem importante da Compensação Digital por Imagem é a segurança. “Com a eliminação do trajeto físico do cheque, reduz-se a possibilidade de clonagem, extravio, perdas e roubo”, diz a federação, em nota. A expectativa da Febraban é reduzir “a clonagem e a falsificação dos cheques, que proporcionaram, em 2010, prejuízo estimado em R$ 1,2 bilhão para o comércio e de R$ 283 milhões para os bancos”.
“Do ponto de vista ambiental, o benefício também é importante, pois contribui para a redução expressiva de emissões de CO2 na atmosfera”, acrescenta a Febraban.
No processo de compensação por imagem, o banco captura as informações do cheque, por meio de código de barras, e a imagem do cheque. Depois, encaminha as informações e o cheque escaneado para a Câmara de Compensação do Banco do Brasil (BB), que faz o processamento desse arquivo e o encaminha ao banco de origem, que fica com o cheque físico.

multa para bancos de marabá que descumprem a lei da fila vai aumentar de mil para 5O mil reias

  1. a maioria dos bancos em marabá  não respeitam   o tempo  limite  de 30 minutos  determinado por ,lei para o atendimento   dos clientes aqui são derrespeitados e ficam horas nas interminaveis filas. não se tem o minimo de conforto no interior das agencias,apesar   do procon  ter fiscalizado e multado as agencias, os bancos pagam as multas e continuam reicidente cometendo as a mesmas irregularidades. uma vez   que as  penalidades  sao brandas .segundo a diretora do procon  mariléa oliveira informou hoje. a multa poderá aumentar para cinquenta mil reais, projeto de autoria do vereador leodato marques do pp deve ser apresentado no plenario da câmara municipal  nos proximos dias elevando o valor da multa para penalizar os bancos  que não repeitam os clientes .o vereador tomou a iniciativa apois ouvir os constantes apelos dos clientes  do sistema bancario no clube da manhâ na radio clube que e a voz do povo do dessa regiaõ

ambientalistas: policia denuncia mandante nesta segunda

Polícia Civil do Pará disse que identificou o suspeito de ter encomendado o assassinato do casal de extrativistas José Cláudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo, em maio deste ano, num assentamento de Nova Ipixuna, no sudeste do Estado. O nome não foi informado.
O inquérito foi concluído ontem, após o último depoimento, e deve ser enviado à Justiça na segunda-feira.
Em junho, a polícia já havia divulgado o retrato falado de dois suspeitos de terem atirado em José Claudio e Maria.
O delegado Sílvio Maués, diretor da polícia no interior do Pará, disse que as imagens ajudaram na “elucidação do caso”, mas não confirmou se ambos foram localizados.
A reportagem apurou que a polícia pediu duas vezes a prisão preventiva do mandante e dos possíveis assassinos, porém os pedidos foram negados pela comarca de Marabá.
EMBOSCADA
No dia 24 de maio, o casal caiu numa emboscada ao passar de moto por uma ponte precária do assentamento.
Eles andavam com pelo menos R$ 700, que foram levados pelos assassinos. A polícia descartou, contudo, que o crime tenha sido motivado por um assalto.
No local onde os dois foram mortos, um monumento hoje relembra fala de José Cláudio durante uma palestra em Manaus (AM).
Ele havia dito que vivia ameaçado de morte e poderia ter o mesmo destino do seringueiro Chico Mendes e da missionária Dorothy Stang, outros líderes assassinados na Amazônia.
A Polícia Federal, que também investiga o duplo homicídio, prevê encerrar o inquérito no fim do mês.
Outros três assassinatos no campo foram registrados no Pará após a morte dos extrativistas. Ninguém foi preso. A polícia diz que não encerrou os inquéritos, mas nega relação com conflitos agrários.(Diário do Pará)

quinta-feira, 14 de julho de 2011

guerrelheiros teriam sido envenenados

Para combater as forças guerrilheiras na região do Araguaia nos anos 70, o regime militar brasileiro teria utilizado elementos do que se chama ‘guerra suja’, como o uso de produtos biológicos para envenenar os combatentes de esquerda que se infiltraram na região para promover a guerrilha.
A revelação foi feita pelo ex-mateiro conhecido por Anísio. Diz ele que a partir de 1973, em todas as bases militares do Araguaia, houve “farta distribuição do inseticida ‘Aldrin’ e a orientação do comando das operações militares de que os camponeses deveriam envenenar a comida dos insurgentes do Araguaia”. “Sabe-se que centenas de lavradores, depois de torturados, levaram o inseticida para as suas casas”, diz Paulo Fonteles, representante paraense no Grupo de Trabalho que faz buscas e reconhecimento de ossadas de ex-guerrilheiros na região.
Mateiros eram os camponeses moradores dos locais onde o conflito do Araguaia ocorreu e que eram recrutados - muitos sob violência - pelas forças armadas para orientar na mata fechada os soldados que combatiam os guerrilheiros. Anísio até hoje vive no Jatobá, uma das muitas currutelas do interior do Araguaia.
O composto Aldrin é um inseticida altamente tóxico e com alta persistência no ambiente. Foi um composto muito utilizado na agricultura para o controle de pragas e cupins, lagartas e formigas cortadeiras. A intoxicação pelo inseticida é sobre o sistema nervoso central e é caracterizada por fortes dores de cabeça, mal-estar geral, vertigens, visão borrada, náuseas e vômitos. Como quase todos os produtos desse tipo, pode ser mortal se ingerido. O ‘Aldrin’ era uma ‘massa branca, dissolvida em água’. E quem ministrava o veneno, segundo Anísio, era um agente conhecido como ‘Dr. Piau’.
Pelo menos um guerrilheiro teria sido vítima desse tipo de ação. Seria Elmo Correa, o “Fogoió”, morto por envenenamento. “O Fogoió foi morto por ‘Aldrin’, isso foi na barraca do castanheiro Raimundão, na Pimenteira”, diz Anísio.
No relato feito pelo ex-mateiro, “Fogoió” era amigo de “Raimundão” e sempre visitava o castanheiro. Outros mateiros que colaboravam com as forças armadas sabiam disso e denunciaram o castanheiro. “Isso fez com que o “Raimundão” fosse severamente torturado na Base de Xambioá. Ou ele envenenava o guerrilheiro ou pagaria com a própria vida se poupasse o combatente do veneno”, conta Anísio. Diante do dilema, o castanheiro teria aplicado o veneno com seringa em um ovo entregue ao Elmo.
“Sabe-se que o guerrilheiro caiu morto uns 2 km da casa do castanheiro e teve a cabeça cortada a facão e seus restos enterrados ali mesmo”, diz Paulo Fonteles. Leia mais no Diário do Pará.

terça-feira, 12 de julho de 2011

Votação em setembro definirá posição da população sobre a criação dos estados de Tapajós e Carajás


Belém Os eleitores do Pará irão às urnas no dia 11 de dezembro para votar no plebiscito sobre a divisão do Estado. Eles terão de responder a duas perguntas: se aceitam a criação do Estado de Carajás (atual sul e sudeste do Pará) e se são a favor da criação do Estado de Tapajós (região oeste). Para "sim", apertarão 55; caso não concordem, o número é 77. As regras do plebiscito foram publicadas no "Diário da Justiça Eletrônico".

A votação é apenas consultiva. Mesmo que o "sim" ganhe, a divisão terá de ser aprovada pela Câmara dos Deputados e pelo Senado.

As frentes favoráveis e contrárias terão propaganda liberada a partir de 13 de setembro. No rádio e na TV, as campanhas começarão em novembro, apenas em transmissões dentro do Estado.

O movimento favorável a Tapajós já planeja se estender a Manaus (AM), num comitê para atender eleitores paraenses que lá vivem. Um instituto com personalidade jurídica foi criado há duas semanas para receber doações à campanha.

O TSE definiu que todos os eleitores do atual Pará devem obrigatoriamente participar. Mas a frente pró-Carajás ainda espera que, antes do início oficial da campanha, o STF (Supremo Tribunal Federal) julgue uma ação - proposta pela Assembleia Legislativa de Goiás em 2002 - que questiona o universo de eleitores que deve participar do plebiscito.

Conforme legislação federal de 1998, deve ser consultada tanto a população de territórios separatistas quanto a população que perderia parte de seu território.

Para o deputado federal Giovanni Queiroz (PDT), um dos principais líderes empenhados na divisão paraense, a lei contraria a Constituição, que prevê "aprovação da população diretamente interessada". Queiroz diz que os habitantes do "novo Pará" (território que sobraria após a subdivisão) seriam representados depois, quando o resultado do plebiscito chegasse à Assembleia Legislativa do Estado. Comitês do "não", formados na região metropolitana de Belém, discordam do argumento do deputado.



Belém Os eleitores do Pará irão às urnas no dia 11 de dezembro para votar no plebiscito sobre a divisão do Estado. Eles terão de responder a duas perguntas: se aceitam a criação do Estado de Carajás (atual sul e sudeste do Pará) e se são a favor da criação do Estado de Tapajós (região oeste). Para "sim", apertarão 55; caso não concordem, o número é 77. As regras do plebiscito foram publicadas no "Diário da Justiça Eletrônico".

A votação é apenas consultiva. Mesmo que o "sim" ganhe, a divisão terá de ser aprovada pela Câmara dos Deputados e pelo Senado.

As frentes favoráveis e contrárias terão propaganda liberada a partir de 13 de setembro. No rádio e na TV, as campanhas começarão em novembro, apenas em transmissões dentro do Estado.

O movimento favorável a Tapajós já planeja se estender a Manaus (AM), num comitê para atender eleitores paraenses que lá vivem. Um instituto com personalidade jurídica foi criado há duas semanas para receber doações à campanha.

O TSE definiu que todos os eleitores do atual Pará devem obrigatoriamente participar. Mas a frente pró-Carajás ainda espera que, antes do início oficial da campanha, o STF (Supremo Tribunal Federal) julgue uma ação - proposta pela Assembleia Legislativa de Goiás em 2002 - que questiona o universo de eleitores que deve participar do plebiscito.

Conforme legislação federal de 1998, deve ser consultada tanto a população de territórios separatistas quanto a população que perderia parte de seu território.

Para o deputado federal Giovanni Queiroz (PDT), um dos principais líderes empenhados na divisão paraense, a lei contraria a Constituição, que prevê "aprovação da população diretamente interessada". Queiroz diz que os habitantes do "novo Pará" (território que sobraria após a subdivisão) seriam representados depois, quando o resultado do plebiscito chegasse à Assembleia Legislativa do Estado. Comitês do "não", formados na região metropolitana de Belém, discordam do argumento do deputado.


antes do julgamento vava mutran vai passar por exame

As Câmaras Criminais Reunidas confirmaram à unanimidade, na sessão desta segunda-feira (11), liminar a favor do ex-deputado Osvaldo Reis Mutran, mais conhecido como Vavá Mutran, para que seja realizado exame de insanidade mental, antes de o réu ser levado a novo julgamento. A defesa alegou que o procedimento era necessário para garantir o princípio constitucional de ampla defesa do acusado.
Vavá foi acusado do homicídio praticado contra David Ferreira de Abreu, de 8 anos, quando a criança jogava futebol com os amigos num terreno ao lado da chácara do ex-deputado, em Marabá.
Testemunhas informaram que o réu teria determinado aos garotos para saírem do local e, quando eles estavam se retirando, o réu teria sacado o revólver da bolsa, fazendo dois disparos. Mutran ainda teria dado chutes na vítima já caída no chão. O garoto morreu dentro da ambulância a caminho do Hospital Municipal de Marabá.
O ex-deputado foi absolvido, por maioria de votos, no primeiro julgamento realizado em 2005. Mas o Ministério Público do Estado (MPE

segunda-feira, 11 de julho de 2011

VERÃO

COMEÇOU A TEMPORADA DE VERANEIO EM SÃO JOÃO DO ARAGUAIA, NESSE DOMINGO, E VAI ATÉ O DIA 15 DE AGOSTO.//

SUPER A PREFEITA MARLENE SOBRAL MARTINS DISPONIBILIZOU UMA INFRAESTRUTURA PARA ATENDER AS CENTENAS DE VERANISTAS QUE FORAM VISITAR A CIDADE DE SÃO JOÃO POR CONTA AGORA DO FÁCIL ACESSO, UMA VEZ QUE A RODOVIA PEDRO CARNEIRO ESTÁ TOTALMENTE ASFALTADA E SINALIZADA.//

NAS MARGENS DO RIO TOCANTINS FOI MONTADA UMA ARENA COM UM GRANDE PALCO, ONDE DURANTE TODA A SEMANA SE REVEZARÃO BANDAS REGIONAIS E NOS FINAIS DE SEMANA, BANDAS NACIONAIS.//

NA ABERTURA ONTEM, A BANDA CACICÓ ATRAIU UM GRANDE PÚBLICO. /// ANTES DFA APRESENTAÇÃO DA CACICÓ, A ORGANIZAÇÃO PROMOVEU CONCURSO DE DANÇA COM GRANDE DISTRIBUIÇÃO DE PRÊMIOS E BRINDES DA PREFEITURA E TAMBÉM DO VERÃO RBA, QUE FEZ FLASHS AO VIVO DO EVENTO.//

A COORDENAÇÃO DO VERANEIO É DA SECRETÁRIA NEUZINHA SOBRAL E UMA EQUIPE FORMADA POR MAIS DE 20 PESSOAS, QUE QUALIFICOU E PADRONIZOU BARRACAS QUE ESTÃO OFERECENDO O MELHOR DA CULINÁRIA REGIONAL, FORAM DISPONIBLIZADOS BANHEIROS QUÍMICOS E DISTRIBUÍDOS TAMBORES POR TODA A PRAIA PARA COLETA DO LIXO.//

COMEÇOU A TEMPORADA DE VERANEIO EM SÃO JOÃO DO ARAGUAIA, NESSE DOMINGO, E VAI ATÉ O DIA 15 DE AGOSTO

SUPER A PREFEITA MARLENE SOBRAL MARTINS DISPONIBILIZOU UMA INFRAESTRUTURA PARA ATENDER AS CENTENAS DE VERANISTAS QUE FORAM VISITAR A CIDADE DE SÃO JOÃO POR CONTA AGORA DO FÁCIL ACESSO, UMA VEZ QUE A RODOVIA PEDRO CARNEIRO ESTÁ TOTALMENTE ASFALTADA E SINALIZADA.//

NAS MARGENS DO RIO TOCANTINS FOI MONTADA UMA ARENA COM UM GRANDE PALCO, ONDE DURANTE TODA A SEMANA SE REVEZARÃO BANDAS REGIONAIS E NOS FINAIS DE SEMANA, BANDAS NACIONAIS.//

NA ABERTURA ONTEM, A BANDA CACICÓ ATRAIU UM GRANDE PÚBLICO. /// ANTES DFA APRESENTAÇÃO DA CACICÓ, A ORGANIZAÇÃO PROMOVEU CONCURSO DE DANÇA COM GRANDE DISTRIBUIÇÃO DE PRÊMIOS E BRINDES DA PREFEITURA E TAMBÉM DO VERÃO RBA, QUE FEZ FLASHS AO VIVO DO EVENTO.//

A COORDENAÇÃO DO VERANEIO É DA SECRETÁRIA NEUZINHA SOBRAL E UMA EQUIPE FORMADA POR MAIS DE 20 PESSOAS, QUE QUALIFICOU E PADRONIZOU BARRACAS QUE ESTÃO OFERECENDO O MELHOR DA CULINÁRIA REGIONAL, FORAM DISPONIBLIZADOS BANHEIROS QUÍMICOS E DISTRIBUÍDOS TAMBORES POR TODA A PRAIA PARA COLETA DO LIXO.//

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Novas pessoas são ameaçadas em Anapu

A área onde atuava a missionária americana Dorothy Stang, assassinada em fevereiro de 2005 em Anapu (PA), continua alvo de madeireiros, com ameaças a assentados e policiais que combatem a devastação florestal.
O delegado Melquesedeque da Silva Ribeiro, que investiga crimes ambientais na região, teme represálias por ter prendido o madeireiro José Avelino Siqueira, reincidente na prática de retirada de madeira do Projeto de Desenvolvimento Sustentado (PDS) Esperança. O acusado teria prometido vingança. Ele tem recebido apoio e visita de pessoas e políticos influentes em Anapu

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Comissão externa do Senado visita áreas de conflitos agrários no Pará

 A Comissão Externa do Senado Federal visita as áreas de conflitos agrários no Pará no próximo dia 11.
Depois de passar por marabá a comitiva vai ao assentamento praialta piranheira a reunião começa as 11 horas da manha na Associação dos Pequenos Produtores Rurais Agroextrativistas de Praialta Piranheira - APAEP, no núcleo (barracão) Valdemir de Jesus - antiga Fazenda Cupu,
A visita ao Pará é a segunda viagem da Comissão, que programa visitas às regiões de conflito na divisa dos Estados do Acre, Amazonas, Rondônia e Pará. A Comissão vai se reunir com assentados, trabalhadores rurais, instituições e autoridades locais na Associação de Produtores Agroextrativistas, a 40 quilômetros de Nova Ipixuna.
A comitiva é formada pelos senadores Vanessa Grazziotin (PCdoB/AM), que propôs a criação da Comissão, Randolfe Rodrigues (PSOL/AP) e Marinor Brito (PSOL/PA), representante da Comissão Pastoral, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da Coordenação Nacional do Terra Legal.
Primeira visita
A Comissão Externa iniciou as visitas às áreas de conflitos no início do mês passado, quando realizou encontros com trabalhadores rurais e autoridades de Rondônia. A comitiva acompanha as investigações dos assassinatos de agricultores que lutavam contra a extração de madeira ilegal na Amazônia.
No fim de maio, quatro ambientalistas foram assassinados no Norte, três no Pará e um em Rondônia. A morte do casal de extrativistas José Cláudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo na zona rural de Nova Ipixuna (PA) ganhou repercussão nacional, de acordo com o portal de notícias Terra. 
2. PROGRAMAÇÃO
 Dia: 11/07/2011
 05:00h - Saída da Comitiva (Bsb)
07:20h - Chegada em Belém (PA)  
07:30h – Café da manhã para a Comitiva no hangar do Governo
08:10h – Saída de Belém para Marabá (PA)
08:55h – Chegada em Marabá.
09:25h – Saída de Marabá para o Assentamento Praialta Piranheira (Nova Ipixuna)    transporte terrestre
11:00h – Chegada no Assentamento Praialta Piranheira  
11:15h – Início da reunião com assentados e demais presentes
13: 00 – Encerramento da reunião e almoço
14:00 – Retorno para Marabá
15:30 – Chegada em Marabá e embarque para Brasília
17:15 – Chegada em Brasília
OBS.:  esta programação está sujeita a alterações

O QUE ACHOU DO BLOG