quarta-feira, 11 de julho de 2012

Ameixas secas contra a osteoporose

 

 

Uma pesquisa publicada na Revista Britânica de Nutrição (British Journal of Nutrition) demonstrou que a ameixa seca pode ser um ótimo remédio para combater a osteoporose.  Mulheres na pós-menopausa que consumiram cerca de 100 gramas do fruto (dez unidades) apresentaram maior densidade mineral óssea no antebraço e na coluna.
Geralmente, as mulheres são as mais afetadas pela doença, principalmente após os 50 anos. O problema tende a aparecer nos homens bem mais tarde, a partir dos 70 anos. No Brasil, cerca de sete milhões de pessoas têm osteoporose; nos EUA são quase oito milhões de mulheres e dois milhões de homens, além de outros 18 milhões de pessoas com baixa massa óssea, principal fator de risco para a doença.
O estudo com as ameixas secas foi feito com dois grupos de mulheres na pós-menopausa. Durante um ano, o primeiro grupo foi
instruído a consumir 100 gramas do fruto por dia, enquanto o segundo foi consumiu 100 gramas de maçãs secas. Todas as participantes receberam doses diárias de cálcio (500 mg) e vitamina D (400 unidades internacionais). As mulheres que comeram ameixa apresentaram densidade óssea bem maior em um dos dois ossos longos do antebraço e na coluna, em comparação com o grupo que comeu maçãs.
De acordo com Bahram H. Arjmandi, autor principal do artigo e presidente do Departamento de Alimentos, Nutrição e Ciência do Exercício da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Estadual da Flórida, todas as frutas e vegetais têm um efeito positivo sobre a nutrição, mas em termos de saúde óssea, a ameixa seca é excepcional. Assista o vídeo em que ele fala sobre a pesquisa aqui. Segundo ele, o resultado deve-se à capacidade que o fruto tem de suprimir a taxa de reabsorção óssea, que tende a exceder a taxa de crescimento ósseo com a idade.
Vale ressaltar que essa ótima notícia não significa que se deva parar de tomar cálcio e vitamina D (com os 15 minutos de sol por dia, sobre os quais falamos no post da terça-feira, dia 01/11). Até porque os resultados do estudo estão atrelados à ingesta desses suplementos pelas participantes.
Quanto àquelas pessoas que não são muito afeitas ao alimento, que tal reeducar o paladar aos poucos, já que os benefícios são tão significativos? Naturalmente doces, as ameixas secas têm 24 calorias por unidade e são perfeitas para os períodos de colação e como sobremesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE ACHOU DO BLOG