segunda-feira, 30 de julho de 2012

Governador vem a Marabá inaugurar 10 leitos de UTI.


Na próxima sexta-feira, dia 3 de agosto, o Hospital Regional Público do Sudeste Dr. Geraldo Veloso, em marabá, inaugura 10 leitos de UTI. A cerimônia está confirmada para as 10 horas da manhã e terá a presença do governador Simão Jatene. A medida vai atender 1,1 milhão de habitantes de 22 municípios do sul e sudeste do Pará.
Com a implantação dos novos leitos, avaliados em R$ 2,7 milhões, o Hospital Regional chega a 115 unidades. Desse total, 38 são leitos de UTI, sendo nove de UTI neo natal, nove pediátricas, 20 UTI adultas, além de 77 leitos de enfermaria. Isso representa 38% do total de estrutura de leitos.
O diretor do Hospital Regional, Paulo Czrnhak, explica o que isso representa na prática: “Isso vai representar mais de 90 internações/mês. A comunidade irá sentir essa eficiência da saúde – a agilidade – principalmente naqueles casos de trauma, pois nos finais de semana e feriadões ocorrem muitos acidentes na região e, às vezes, a estrutura de UTI não comportava atender a todos. Mas com esses 10 novos leitos será suficiente para atender a todos com agilidade e salvar vidas”.

O grande avanço com a inauguração dos leitos é que diminui o tempo de espera por uma unidade no Hospital Regional. “Nosso tempo médio de espera era de quatro a seis horas, mas hoje a demora vai ser o tempo de ser cadastrado na central de regulação e ser autorizado e imediatamente o paciente vai ser encaminhado para o hospital. Isso é o que vai salvar vidas: o atendimento qualificado”, explica Paulo Czrnhak.
No que diz respeito ao pessoal que vai operar o equipamento, o diretor do Hospital Regional explica que está sendo concluída a contratação de uma nova equipe de médicos e de enfermeiros, técnicos em enfermagem e fisioterapeutas e fonoaudiólogos.
Outro avanço previsto para o Hospital Regional, após a entrega dos 10 novos leitos de UTI, o próximo projeto a iniciar ainda em agosto será o núcleo de hemodiálise, o prédio da administração e a ala de ensino e pesquisa, sediará a residência médica para atender aos estudantes do curso de medicina que começa em Marabá, em 2013, por meio da UEPA.
Mas isso não é tudo: o Hospital Regional terá avanços também em cardiologia, como explica Paulo Czrnhak: “Teremos a hemodinâmica, onde todos os pacientes de cardiologia desta região serão atendidos. Isto é: seremos referência em cardiologia, pois teremos capacidade de fazer 25 cirurgias cardiovasculares por mês, mais a questão de marca passo definitivo e cateterismo, que hoje são feitos em Belém”.
Depois desse processo, serão adquiridos mais 39 leitos de internação e enfermaria, que vai dar um grande salto na demanda de pacientes eletivos de pacientes de média e alta complexidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE ACHOU DO BLOG