Período de campo: a pesquisa foi realizada nos dias 20 e 22 de julho de 2012.
Tamanho da amostra: foram entrevistados 406 eleitores.
Margem de erro: 5 (cinco) pontos percentuais, considerando um grau de confiança de 95%.
Solicitante: Jornal O Pioneiro LTDA – ME.
Registro Eleitoral: TRE-PA sob o protocolo nº PA-00032/2012
A primeira pesquisa encomendada  ao IBOPE Inteligência após o registro oficial dos candidatos que concorrerão à Prefeitura de Canaã dos Carajás mostra o candidato do PMDB,  Jeová Andrade, na liderança com grande vantagem sobre os seus adversários na intenção de voto às próximas eleições no município.
Ao realizar a  pergunta de intenção de voto estimulada, onde são apresentados os nomes de todos os candidatos aos eleitores entrevistados, Jeová Andrade  aparece à frente com 44% das intenções de voto, enquanto Valdemar da Pavinorte (PSDB), que figura em segundo lugar, aparece com 15% das citações dos eleitores da cidade. Dra. Marilda (PPS) e Dr. Itamar (PTB) obtêm índices de 5% e 4%, respectivamente. Osni da
Visatec (PSOL) teve menos de 1% das menções, enquanto os candidatos Anísio (PTdoB) e Maia (PRB) não foram mencionados por quaisquer eleitores entrevistados.
Os entrevistados que declaram a intenção de votar em branco ou nulo totalizam 12%, enquanto outros 20% estão indecisos ou preferiram não responder.
image
► Espontânea
O  IBOPE Inteligência também perguntou em quem os entrevistados votariam para prefeito espontaneamente, ou seja, sem a apresentação dos nomes de candidatos. Nesta situação, 32% dos eleitores entrevistados declaram não saber em quem votar, enquanto outros  9% dizem votar em branco ou anular o voto.
O candidato  Jeová Andrade é mencionado espontaneamente por  37% dos eleitores entrevistados.
Valdemar da Pavinorte aparece com 13%, enquanto em um patamar inferior, surge Dra. Marilda com 4% e Dr. Itamar com 3%. Os demais candidatos têm 1% ou menos das citações e outros 1% dos entrevistados mencionaram nomes que não concorrem nas próximas eleições municipais.
► RejeiçãoQuando perguntado aos eleitores de  Canaã dos Carajás em quais candidatos não votariam de jeito nenhum, o tucano Valdemar da Pavinorte registra o maior índice de rejeição (18%). Em seguida, aparecem os candidatos Maia e Anísio com 15% e 10% das menções, respectivamente. Os demais candidatos da disputa surgem com os seguintes índices de rejeição: Osni da Visatec (8%), Jeová de Andrade (6%), Dr. Itamar (5%) e Dra. Marilda (5%). Os eleitores que declaram que poderiam votar em todos são 9% dos entrevistados e outros 37% não sabem ou preferem não responder.
Nesta pesquisa o IBOPE Inteligência utilizou a medida de rejeição estimulada com múltiplas opções, dando aos entrevistados a opção de citar mais de um nome.
► Avaliação da administração municipal
A administração do prefeito Anuar Alves é avaliada negativamente por mais da metade dos eleitores (57% classificam-na como  ruim ou péssima).  Para  28% sua administração é regular, enquanto apenas 9% a avaliam positivamente (ótima ou boa).
Já na pergunta de aprovação da administração, cerca de 8 em cada 10 eleitores (78%) desaprovam a forma como o prefeito Anuar Alves vem administrando a cidade. Outros 12% declaram que aprovam sua administração. Os eleitores que não souberam ou não quiseram responder somam 10% das citações.
O IBOPE Inteligência avaliou também a administração do vice-prefeito, Dr. Itamar, que assumiu a Prefeitura por mais de 60 dias no início deste ano. Na opinião do eleitorado de Canaã dos Carajás, a sua administração foi ótima ou boa para 40% deles. Aqueles que a consideram regular representam 1/3 dos entrevistados, enquanto  é avaliada negativamente (ruim ou péssima) por 15%.
A pesquisa também levantou a percepção da população sobre as principais áreas problemáticas da cidade. A saúde foi citada pela maioria dos eleitores, 68%, e em um segundo patamar, aparece a área da educação (49%), seguida por calçamento de ruas e avenidas (43%). Entre outras áreas mencionadas, aparecem o  abastecimento de água (20%) e o transporte coletivo com 17% das menções.
É importante frisar que estes índices representam a soma das três áreas que o entrevistado poderia mencionar 3 de um quadro apresentado.
► Avaliação das administrações estadual e federal
A administração do governador Simão Jatene é classificada como regular pela maioria do eleitorado do município (53%). Aqueles que declaram que a administração estadual é boa ou ótima somam 21%, enquanto os que afirmam ser ruim ou péssima totalizam 20%. Os eleitores que não souberam ou não quiseram responder a respeito representam 6% dos entrevistados.
A administração da Presidente Dilma Rousseff é avaliada como ótima ou boa por 77% dos entrevistados. Aqueles que consideram sua administração regular representam 19% dos entrevistados e outros 2% a avaliam como ruim ou péssima.