segunda-feira, 30 de julho de 2012

Incra explica sobre desmatamento


Finalmente o superintendente regional do Incra em Marabá,Edison Boneti , falou sobre as ações ajuizadas pelo Ministério Público Federal (MPF), que apontou o instituto como o maior desmatador da região.
Segundo Bonetti, o Incra foi consultado uma hora antes de a matéria ser publicada no Jornal Nacional (Rede Globo). “Portanto não houve o direito de resposta para podermos, de fato, colocar as informações corretas”, declarou Bonetti.
Ainda de acordo com ele, as reservas indígenas, em 2011, desmataram em 2011 8,5%, enquanto os assentamentos desmataram 11%, segundo dados do INPE – Instituto de Pesquisas Espaciais.
E, comparando os assentamentos com o agronegócio, mais de 60% do desmatamento foi causado por esta atividade de grandes empreendedores que investem na plantação de soja e na agropecuária extensiva, enquanto os assentamentos não chegam nem a 20% na média dos últimos cinco anos. “Essas informações comprovam que os assentamentos do Incra não são os principais responsáveis pelo desmatamento”, afirma.
Ainda de acordo com Bonetti, o desmatamento existente nos assentamentos é causado pelos madeireiros, que atuam ilegalmente. “A pressão dos madeireiros sobre os assentados causa ainda um pouco de desmatamento nos assentamentos”, denuncia.
O superintendente regional do Incra em Marabá explica que as pequenas roças, que caracterizam a produção de alimentos, provocam um pequeno desmatamento, que não é, nem de longe, comparado com o agronegócio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE ACHOU DO BLOG